Para lá daquilo que as especificações dizem. Veja o que vale realmente a sua máquina.
Na maioria das vezes, as empresas que vendem computadores completos ou componentes, pintam um quadro muito optimista acerca das capacidades do hardware que distribuem e se comprou um computador para jogos novo, ou fez um upgrade ao seu computador existente com base na descrição técnica é sempre bom ficar a saber o que realmente é capaz de fazer.
É aqui que entram os programas de que vamos falar a seguir e que conseguem dar-lhe uma ideia concreta daquilo que a sua máquina consegue, ou não, fazer. Aqui na PCGuia usamos alguns destes programas quando fazemos análises ao hardware que vai passando por cá.
Existem muitos programas deste tipo, pagos e gratuitos, por isso compilámos uma lista dos 20 melhores programas para análise de desempenho e teste de hardware de praticamente qualquer tipo de plataforma e software.
Programas de análise e monitorização do PC
CPU-Z
Site: CPU-Z
Este programa já existe à cerca de 20 anos e é fruto do trabalho do programador francês Frank Delattre. Os processadores modernos contêm um conjunto de instruções que permitem ver uma grande quantidade de informação acerca deles, como a marca, modelo, número de núcleos, níveis de cache e muitas outras coisas.
Para além da informação acerca do processador, este programa também lhe dá informações acerca da motherboard e memória RAM.
O CPU-Z inclui também um benchmark simples que pode ser usado para ter uma ideia acerca da velocidade do processador e pode também ser usado para lhe fazer um teste de stress para ter uma ideia se o sistema de arrefecimento está a funcionar como deve ser. Depois de terminarem os testes, pode fazer o upload dos dados obtidos para o site do programa para os partilhar com o mundo. O CPU-Z está disponível para Windows e para dispositivos Android.
GPU-Z
Site: GPU-Z
O GPU-Z foi lançado originalmente em 2007 pela equipa da Techpowerup. O funcionamento é muito semelhante ao do CPU-Z, mas é uma aplicação dedicada a obter dados acerca do processador gráfico.
Ao contrário do anterior, esta ferramenta não inclui um módulo para testes de desempenho, mas é capaz de criar um relatório do funcionamento da gráfica onde estão incluídos dados como a velocidade de relógio, temperaturas, voltagem e utilização de recursos. Pode ainda aceder directamente ao site da Techpowerup para ver mais informações acerca da sua gráfica em particular. O GPU-Z é gratuito e está apenas disponível para Windows.
HWinfo
Site: HWinfo
Este programa tem como objectivo dar-lhe o máximo de informações possível acerca do seu computador. A quantidade de informação é de tal forma grande que é separada por três janelas diferentes: um sumário, um relatório completo e a informação fornecida pelos vários sensores do sistema.
A janela do sumário reúne a informação mais importante acerca do computador e o relatório completo mostra-lhe todas as informações sobre o hardware da sua máquina de uma forma mais simples e completa do que os vários painéis do Windows.
A janela de informação dos sensores inclui dados sobre o processador, memória RAM, motherboard, placa gráfica, ventoinhas, drives e muito mais.
Este programa gratuito já circula há mais de 20 anos e é actualizado praticamente todos os meses e suporta as versões de 32 e 64 bits do Windows e também o MS-DOS.
AIDA64
Site: AIDA64
Este programa, desenvolvido pela FinalWire, foi lançado em 2010. A versão AIDA64 Extreme funciona como o HWinfo, mas não é gratuita. Existe um período de testes de 30 dias que limita a visualização de vários tipos de informação.
HWMonitor
Site: HWMonitor
Esta aplicação gratuita, que vem dos responsáveis pelo CPU-Z, permite controlar as temperaturas, velocidades das ventoinhas e voltagens dos vários componentes.
Open HWM
Site: Open Hardware Monitor
Se procura um programa de monitorização para Linux, as opções são algo limitadas. Contudo, durante 10 anos, o programador Michael Moller tem mantido um projecto de código aberto para tentar colmatar esta falta e o resultado é o Open Hardware Monitor.
I-Nex
Site: I-Nex
Este programa gratuito para Linux, desenvolvido por uma equipa polaca, funciona mais ou menos da mesma forma que o CPU-Z, mas dá-lhe mais informação acerca dos discos rígidos, sistema de áudio e a estrutura do sistema operativo.
Programas para fazer testes de desempenho e de stress ao computador
Agora que lhe falámos das ferramentas de monitorização do computador, vamos falar-lhe das ferramentas que pode usar para determinar se a sua máquina tem realmente o desempenho que foi anunciado.
Existem muito programas que lhe permitem determinar o desempenho do seu PC e até vários jogos incluem ferramentas deste género. Os jogos são excelentes para fazer testes de stress à sua placa gráfica, mas neste caso mostramos-lhe programas que são utilizadas diariamente em análises de hardware (incluindo as que fazemos aqui) e que mostram mais informação sobre o seu computador do que um benchmark incluído num qualquer jogo.
Sandra 20/20
Site: Sandra 20/20
Para começar a segunda parte da nossa lista, falamos-lhe de um programa que já circular há muito tempo: o SiSoft Sandra. Este programa oferece mais ou menos as mesmas funcionalidades que HWInfo e o AIDA64, mas também tem um vasto conjunto de módulos que lhe permitem fazer um teste a praticamente todos os componentes da sua máquina.
Na sua grande maioria, os testes incluídos estão ligados a tarefas específicas, como os cálculos por trás do processamento de imagem. Mas se quiser algo completo, existe um teste capaz de verificar o desempenho geral do computador. Mas fica o aviso: o teste geral demora uma eternidade e é muito intenso.
No final pode comparar o desempenho do seu computador com outras máquinas e ver os dados obtidos por cada subsistema.
O Sandra está disponível para Windows e tem uma versão gratuita que pode ser actualizada para a paga, que inclui mais testes.
PCMark 10
Site: PCMark 10
Este é o teste que mais utilizamos na PCGuia. As razões são simples: o desempenho do sistema é determinado através de várias tarefas diferentes, que vão desde a videoconferência a gráficos 3D, passando por redes sociais e o trabalho em processamento de texto e folhas de cálculo.
Para quem tem portáteis, inclui um teste de bateria que em vez de testar a vida entre cargas através da visualização de vídeos (como fazem o fabricantes para poderem dizer que as sua baterias duram o dia todo), testam a bateria usando os mesmos testes que no desempenho. Isto dá-lhe uma visão mais real do tempo que a bateria dura num cenário de trabalho efectivo e não a ver séries no Netflix.
Existe uma versão para Android que utiliza essencialmente os mesmos testes que no PC.
3DMARK
Site: 3DMark
Outro programa de benchmark desenvolvido pela mesma equipa de PCMark, mas que já existe há quase 22 anos. Este é um dos programas mais conhecidos para testar o desempenho de placas gráficas e utiliza as mais recentes tecnologias neste campo para carregar ao máximo os processadores gráficos.
Este é também um dos programas que usamos aqui na PCGuia para determinar o potencial de cada computador e placa gráfica. Está disponível para Windows, Android e iOS e em versões gratuitas e pagas (que incluem mais testes)
Cinebench 20
Site: Cinebench
Outro clássico no panorama dos programas de benchmark, o Cinebench é baseado no programa de modelação 3D Cinema 4D desenvolvido pela Maxon. Quando é utilizado, utiliza o processador para renderizar uma imagem usando ray trace.
O processador gráfico não é utilizado nos testes para acelerar o processamento. Este programa é muito bom para verificar como o processador faz a gestão das várias tarefas e da memória. O Cinebench pode ser configurado para funcionar com um único núcleo do processador, até um máximo de 256.
Basemark GPU
Site: Basemark GPU
O Basemark é muito semelhante ao 3DMark, mas tem a vantagem de estar disponível para Windows, Linux, MacOS, Android e iOS.
Este programa suporta 3 API gráficas diferentes: DirectX 12, OpenGL e Vulkan, o que o torna um dos mais completos do mercado.
Está disponível uma versão gratuita em todas as plataformas e uma versão paga com mais funcionalidades.
OCCT
Site: OCCT
Se faz overclocking ou acabou de construir um novo computador e quer saber se está estável, o que precisa é de um programa que lhe faça um teste de stress. O OCCT (Overclock Checking Tool) serve exactamente para isso.
Este programa não inclui muitos testes diferentes, mas faz exactamente o que “diz na caixa”: carrega ao máximo o processador, GPU ou RAM para ver até onde conseguem ir. O OCCT é gratuito, mas pede-lhe um dólar por cada vez que fizer um teste.
Blender Benchmark
Site: Blender Open Data
O Blender é um programa de modelação e animação 3D de código aberto. Este programa de testes é baseado nessa aplicação e foi desenvolvido pela equipa de programação do Blender para recolher informação acerca de testes de desempenho e para fazer comparações de hardware, instalações e para ajudar os programadores a verificar o desempenho do software durante o desenvolvimento do Blender.
Este programa está disponível para Windows, Linux e iOS.
Geekbench 6
Site: Geekbench
Esta é outra das mais populares ferramentas de avaliação de desempenho e está disponível para Windows, Linux, MacOS, Android e iOS.
A interface é muito simples e quando os testes acabam os resultados são mostrados sob a forma de pontuações.
As pontuações podem ser carregadas para o site do programa para permitir comparar o desempenho do seu computador com o do resto do mundo.
Novabench
Site: Novabench
Se procura um programa que permite testar hardware em várias plataformas, então deve dar uma vista de olhos ao Novebench. Esté disponível para Windows, Linux e macOS, permite testar o CPU, GPU, RAM e o sistema de armazenamento.
Phoronix Test Suite
Site: Phoronix
Este programa gratuito de testes de desempenho para Windows, Linux e MacOS funciona através da linha de comandos, por isso não é para o consumidor ocasional. O ficheiro que descarrega inclui uma grande quantidade de testes e pode acrescentar mais a partir do site do programa.
7-zip
Site: 7-zip
Como já deve saber, o 7-zip é um programa de compressão de ficheiros, mas tem algo mais: cria dados fictícios e depois comprime-os e descomprime-os usando o algoritmo LZM, o mesmo usado na compressão de ficheiros reais. Apesar de não ser um benchmark na verdadeira acepção da palavra, é usado neste contexto porque acaba por ser uma aplicação usada no mundo real.
Este teste de compressão é bom para ver o quão capaz é o processador e a memória do computador no que respeita a largura de banda e latência. Já os resultados obtidos na descompressão são mais afectados pela estrutura interna do processador e a eficácia na gestão de várias operações.
Este programa é gratuito e está disponível para Windows e Linux.
Unigine Superposition
Site: Unigine
O próximo programa é na realidade um conjunto de programas, todos desenvolvidos pela Unigine, uma empresa envolvida no desenvolvimento de motores gráficos 3D para jogos e software de visualização há mais de 15 anos.
O teste gráfico usado neste software usa 6 milhões de triângulos e 30 fontes de luz. A versão ‘Basic’ do Sperposition é gratuita. A versão paga permite fazer um teste de stress ao sistema gráfico.
CrystalDiskMark
Site: CrystalDiskMark
Como o nome indica, este programa serve para testar o sistema de armazenamento do seu computador. Mede a velocidade de escrita e leitura de várias formas.
O programa não lhe dá uma pontuação final, mas pode definir vários cenários que vão do realista a desempenho máximo.
Este programa só está disponível para Windows.
PerformanceTEST
Site: PerformanceTEST
O PerformanceTEST inclui vários testes para o processador, GPU, RAM e sistema de armazenamento para chegar a um resultado final. O resultado pode depois ser enviado para uma base de dados online para poderem ser comparados entre si.
Este programa não é gratuito, mas oferece um período de teste de 30 dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário