O Excel, embora seja um software poderoso, pode ser uma ameaça para usar se tivéssemos que fazer tudo manualmente. Tendo isso em mente, o Excel estava bem equipado com algo conhecido como funções nas quais certas fórmulas são incorporadas. Na verdade, o que isso significa é que não precisamos fazer todos os cálculos e muitas outras coisas manualmente, mas o Excel pode fazer isso por nós, se dissermos qual fórmula precisamos usar.
Neste artigo, veremos muitas funções diferentes que podemos usar para contornar o caminho no MS Excel.
1. Cálculo automático do número de dias
Se tivermos duas datas em duas células diferentes, podemos usar uma função para calcular o número de dias entre essas datas. Por exemplo, podemos ver as capturas de tela abaixo, nas quais temos datas diferentes nas células E18 e E19, e se desejarmos calcular o número de dias entre as duas datas, basta inserir a fórmula como ‘= Days360 (data de início, data de término, método) ‘
Será melhor focar mais na data inicial e final, inicialmente, e não no método.
Como você pode ver no exemplo, se você inserir a fórmula com E4 como o dia inicial e E5 como o dia final, obteremos o resultado como o número total de dias entre as datas escritas em E4 e E5.
2. Percentagem
A classificação percentual é uma função que nos ajuda a encontrar a classificação percentual de qualquer número em relação a um intervalo definido e também permite definir o número de dígitos significativos para os quais retornar a classificação.
Para usar esta função, precisamos inserir ‘= PERCENTRANK (array, x, significância)’ na célula em que desejamos obter nossa saída. Como mencionado, array define o intervalo especificado com base no qual vamos classificar nosso número, x é o número para o qual desejamos encontrar um ranking e, finalmente, a significância é definida como o número de dígitos significativos para os quais desejamos classificação a ser retornada.
Tomamos a imagem abaixo como um exemplo para a função de classificação percentual, podemos ver que o array / intervalo definido é retirado de E15 a E21 e x é tomado como 750, o número de dígitos significativos que mencionamos neste exemplo é 4. Finalmente, a saída que obtemos é igual a 0,8125.
3. Cálculo automático do número de dias úteis (5 dias por semana)
Essa fórmula é um pouco semelhante à primeira, mas é realmente útil se desejarmos encontrar o número de dias úteis entre duas datas diferentes. Podemos usar essa fórmula inserindo ‘= NetworkDays (data de início, data de término, feriados)’ , inserindo a data de início e a data de término ajudará o sistema a remover todos os sábados e domingos (e feriados adicionais, se inseridos) do total número de dias entre essas duas datas.
Como você pode ver no exemplo, quando inserimos essa fórmula de dias da rede na célula C21, adicionamos as datas das células C18 e C19 e obtemos o resultado como 523, em vez de 721 na C20 que obtivemos usando a fórmula de calcular o número total de dias.
4. Aparar
Quando copiamos dados de determinados locais ou usamos ferramentas para importar dados da Web, acabamos tendo espaços ao redor dos dados em células de dados individuais. O Excel fornece uma fórmula maravilhosa para resolver esse problema, e a fórmula ou função é conhecida como TRIM. Portanto, para usar o trim, inserimos ‘= TRIM (endereço da célula)’ na célula onde queremos obter o resultado e, em seguida, pressione enter.
Como pode ser visto no exemplo, o aparamento C22 (que é a célula com o Epiphone escrito nele) nos dá o Epiphone sem espaços, e o mesmo ocorre com todas as outras células abaixo do Epiphone até Ibanez, à medida que aparamos todos os para obter um resultado final sem espaços extras.
5. Percentil
A função percentil ajuda a retornar o enésimo percentil de um conjunto de valores. Para isso, precisamos inserir ‘= PERCENTILE (array, nth_percentile)’ em uma célula onde pretendemos obter nosso resultado / saída. Aqui, array é o intervalo a partir do qual desejamos que nossa função retorne o enésimo percentil e, como o nome sugere, o enésimo percentil é o percentil que desejamos ver em nossa saída. O valor do percentil pode estar em qualquer lugar entre 0 e 1.
Por exemplo, pode-se ver a imagem abaixo, em que temos a célula G15, com a função de percentil inserido nele, e como se pode ver a 0,4 th percentil neste dado conjunto de valores, ou seja, entre E15 e E21 é 420 .
6. Concatenar
Já sentiu vontade de combinar o conteúdo de várias células em uma única célula? Então, o excel tem uma função apenas para você, é chamada de função concatenada. Para usá-la, basta digitar ‘= Concatenar (endereço da célula 1, endereço da célula 2, endereço da célula 3, endereço da célula n)’ e pressionando enter, você verá todos os seus dados das células mencionadas entrando na célula em que você inseriu a função de concatenação.
Por exemplo, no exemplo, podemos ver a concatenação das células E22 a E25 (que são as células destacadas da Epiphone a Ibanez), e o resultado final do uso da função de concatenação acaba sendo a concatenação de dados de todas as células selecionadas (E22 a E25).
7. Datevalue
Toda data tem um valor associado a ele no Excel; esses valores podem ser usados para o cálculo, se necessário. Para obter o valor de uma data, tudo que você precisa fazer é inserir ‘= DATEVALUE (“Data”)’ em uma célula e, ao pressionar enter, você verá o valor que o Excel fornece a você correspondente a essa data específica.
Como exemplo, consideramos a data como ’14 de junho de 2015′ e, ao usar a função DATEVALUE, obtemos um valor de 42169.
8. Inclinação
Quase todos nós que estudamos matemática ou talvez física até um certo nível sabemos o que é inclinação. Todos nós podemos lembrar de encontrar inclinação de uma linha ou um conjunto de pontos ou de alguns dados, usando diferentes fórmulas. Quando tudo se resume ao excel, fica o mais fácil possível, o excel facilita o fornecimento imediato de uma função para isso, é chamada de função de inclinação. Nesta função, precisamos digitar ‘= SLOPE (y conhecido, x conhecido)’ . X conhecido e y conhecido não são senão as coordenadas x e y, usando as quais precisamos encontrar nossa inclinação. Portanto, tomamos vários valores de x e exatamente o mesmo número de valores de y para esta fórmula. Podemos fazê-lo selecionando todos os valores de x quando nos é pedido para mencionar as coordenadas x na fórmula e selecionar todos os valores de y quando são convidados a fazer isso.
Por exemplo, podemos ver que no exemplo abaixo, pegamos a célula G15 e inserimos a fórmula ‘= SLOPE (F15: F21, E15: E21)’ e, como resultado, obtemos um valor de 0,427857. (Você pode ver a fórmula na parte superior, na frente de ‘f x ‘.
9. Pesquisa
Suponhamos que temos uma pilha enorme de dados e precisamos procurar valores correspondentes a outros valores no sistema. Por exemplo, se tivermos uma pilha de dados com entradas em duas colunas diferentes (suponhamos que todas as entradas na primeira coluna estejam relacionadas às entradas na segunda coluna), por exemplo, podemos assumir o valor das ações em qualquer dia específico, mas aqui as ações são marcadas com números em vez de seus nomes. Portanto, se encontrarmos o valor de uma ação em um determinado dia, usaremos uma função conhecida como LOOKUP para nos fornecer imediatamente um resultado, em vez de fazer uma pesquisa manual por ela. Para esta fórmula, inserimos ‘= LOOKUP (valor de pesquisa, vetor de pesquisa, vetor de resultado)’, valor de pesquisa é o valor com o qual precisamos procurar (ou seja, o nome do compartilhamento em nosso exemplo) e o vetor de pesquisa é o vetor em que nosso valor de pesquisa existe (em nosso exemplo, vetor de pesquisa é o vetor que contém o nome das ações, mas precisamos lembrar que aqui as ações são representadas por números e não por palavras ou alfabetos). Finalmente, o vetor de resultado é aquele em que pretendemos localizar o resultado (no nosso exemplo, o vetor de resultado contém o valor das ações em um determinado dia).
Agora, se dermos uma olhada na imagem abaixo, veremos a função LOOKUP adicionada na célula G15 e tomaremos nosso valor de pesquisa como 500 (presente na coluna E), tomaremos o vetor de pesquisa como o conjunto de valores em coluna E (de E15 a E21) e, finalmente, o vetor de resultado como o conjunto de valores na coluna F de F15 a F21.
Quando inserimos essa fórmula, o Excel procura o valor 500 no vetor de pesquisa e, em seguida, apresenta o valor correspondente do vetor de resultado e, portanto, o resultado passa a ser 24132.
10. Função de correspondência
A função MATCH do Microsoft Excel procura um valor em uma matriz e retorna a posição relativa desse item. Para usar a função MATCH, tudo que você precisa fazer é digitar ‘= MATCH (valor, matriz, [match_type])’ na célula onde deseja obter o resultado. Aqui, o valor significa o valor a ser pesquisado na matriz, a matriz significa o intervalo de células que contém o valor que você está procurando e, finalmente, match_type é uma coisa opcional que funciona ao ter match work de uma maneira em que match_type = 1 o A função de correspondência encontra o maior valor menor ou igual ao valor, 0 encontra o primeiro valor igual ao valor e, finalmente, -1 encontrará o menor valor que é maior ou igual ao valor.
Como você pode ver no exemplo, quando adicionamos ‘= match (10572, A2: A6,1)’, você obtém o valor 3
11. SE
O uso de uma função If não seria estranho para quem já tentou sua codificação, mas de qualquer maneira, pode-se explicar a função SE como uma função condicional que pode fornecer um valor específico se uma condição inserida for atendida e alguma outra específica valor se nossa condição não for atendida.
Para usar a função SE, é necessário escrever ‘= IF (teste lógico, valor se verdadeiro, valor se falso)’ na célula em que se pretende obter o resultado da função SE. Teste lógico nesta função significa a condição lógica que desejamos usar, por exemplo, no exemplo abaixo, imporemos uma condição lógica a uma célula E17, testando logicamente se o valor nela é maior que 370. Se a resposta para isso Se a pergunta lógica for verdadeira, um valor que inserirmos em ‘valor se verdadeiro’ na função sairá como nossa resposta; caso contrário, obteremos o valor inserido por nós em ‘valor se falso’.
12. Previsão
Previsão é uma função que nos ajuda a prever um valor específico, observando a tendência em um conjunto especificado de dados. Para usar esta função, precisamos digitar ‘= PREVISÃO (x, y conhecido, x conhecido)’ . Aqui xey são dois conjuntos de dados relacionados e x conhecidos y são os valores já mencionados. O primeiro x que escrevemos na função é aquele para o qual precisamos encontrar o valor correspondente de y.
Tomamos um exemplo simples para mostrar o funcionamento dessa função. Na imagem abaixo, podemos ver um conjunto de dados simples com uma relação bastante fácil de decifrar. Portanto, quando mencionamos os valores fáceis do conjunto de dados, como os valores conhecidos de x (E23 a E32) e y (F23 a F32) e, ao mesmo tempo, mencionamos o x como 11, pedimos que nossa função preveja a correspondente ‘y’ quando inserimos 11 como o valor de ‘x’.
Como se poderia esperar, o valor de y, quando x recebe um valor de 11, é 1100.
13. AverageIF
Todos sabemos o que é média, mas o Excel tem uma função especial que combina a função SE com a função Média. Isso é feito pela média apenas dos valores que atendem a um critério específico mencionado pela função If. Para usar a função SE, é necessário inserir o seguinte em uma célula ‘= AVERAGEIF (intervalo, critérios, intervalo médio)’ . Aqui, range define o conjunto de valores nos quais aplicaremos os ‘critérios’ mencionados a seguir. Critérios nos ajudam a definir nossa função If, podemos definir um critério aqui para usar apenas um conjunto específico de valores do intervalo que definimos (como veremos no exemplo a seguir a essa descrição) e, finalmente, o intervalo médio significa o intervalo de valores que precisamos calcular em média, se omitirmos a parte do intervalo médio, nosso intervalo será calculado em média.
No exemplo abaixo, vemos que o intervalo é obtido de E23 a E32, e os critérios são mencionados como ‘> 5’ e, finalmente, o intervalo é obtido de F23 a F32. O resultado obtido é obtido pela média dos valores das células na coluna F correspondentes às células da coluna E que atendem aos critérios (ou seja, E28 a E32) e, portanto, obtemos uma média dos valores das células de F28 a F32 (média = 800, como pode ser visto na célula H23).
14. STDEV.P
A função DESVPAD.P no Excel retorna o desvio padrão de uma determinada população. O desvio padrão pode não ser um termo novo para quem estudou estatística, mas é uma tarefa calculadora longa medi-la manualmente. Felizmente, o Excel fornece uma maneira simples de fazer isso; para usar esta função, basta digitar ‘= STDEV.P (número1, [número2, número3,… número])’ aqui o número um é qualquer número ou referência a um número e número 2 para número n pode ser um número único ou um conjunto de números que desejamos inculcar no processo de cálculo do desvio padrão. É possível inserir um total de 30 valores por vez. Um exemplo é mostrado na imagem em que encontramos o desvio padrão de uma população de F6 para F11.
15. ROUNDUP
O ajuntamento é uma ferramenta bastante agradável que nos ajuda a ajuntar nossas entradas nos lugares que queremos. Para usar esta função, precisamos digitar ‘= ROUNDUP (número, num_digits)’ em uma célula e pressione enter. Aqui número significa o número que queremos arredondar e num_digits representa o número de casas decimais para as quais desejamos arredondar nosso número.
Como exemplo, consideramos H23 na imagem abaixo; o arredondamento da função tem entradas de 100,23 como o número e num_digits como 1. Portanto, obtemos 100,3 como o valor arredondado em H23.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender algumas funções realmente úteis do Excel. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, não hesite em nos informar nos comentários.
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