Um dos programas que devem estar sempre rodando em nosso computador é o antivírus. Este é o software de segurança essencial que todo PC deve ter, especialmente se estiver conectado à Internet. O antivírus se encarrega de analisar as conexões e todos os arquivos que chegam ao nosso PC para detectar e eliminar qualquer possível ameaça que possa nos colocar em perigo. O problema de ter um software de segurança em execução em segundo plano é que ele usa a CPU constantemente e desperdiça memória. E isso se traduz, acima de tudo, em perda de desempenho. Portanto, ao escolher um programa para nos proteger de malware, é necessário escolher aquele que consome menos recursos, melhor.
Sempre podemos analisar os diferentes antivírus do mercado. No entanto, essa não é exatamente uma prática eficiente ou precisa. O melhor que podemos fazer é recorrer a plataformas especializadas, como o AV-Comparatives, que nos permitem conhecer em detalhe o impacto de um determinado software de segurança no nosso PC.
Recentemente, esta empresa publicou seus novos relatórios de segurança para o antivírus mais popular do mercado. Graças a eles, poderemos saber quais AVs consomem mais recursos e fazem nosso PC ficar mais lento e quais funcionam melhor em nosso computador. A seguir, veremos em detalhes.
Antivírus analisado e testado
Esta empresa de segurança levou os principais programas antivírus do mercado para testar seu desempenho no mesmo ambiente. A empresa optou por testar um sistema Intel i7 com 8 GB de RAM e SSD com Windows 10 versão 1909 de 64 bits. E os programas de segurança que analisou foram os seguintes:
- Avast Free AV20.8
- AVG Free Antivirus 20.8
- Avira AV Pro 15.0
- Bitdefender Internet Security 25.0
- ESET Internet Security 14.0
- F-Secure SAFE 17.8
- G DATA Internet Security 25.5
- K7 Total Security 16.0
- Kaspersky Internet Security 21.1
- McAfee Total Protection 23.4
- Microsoft Windows Defender 4.18
- NortonLifeLock Norton 360 Deluxe 22.20
- Panda Free Antivirus 20.0
- Total AV Pro 5.8
- Total Defense Essential Antivirus 12.0
- Trend Micro Internet Security 17.0
- VIPRE Advanced Security 11.0
E os testes realizados, medindo os resultados de cada um, foram:
- Copie os arquivos.
- Arquivar / Desarquivar.
- Instalar / desinstalar programas.
- Execute programas.
- Baixar arquivos.
- Navegue em sites.
- PC Mark 10.
Resultados: Qual software de segurança torna meu PC lento?
Em geral, hoje em dia todos os antivírus estão muito bem otimizados . O impacto no desempenho do PC é mínimo, por isso o mais seguro é que não temos nenhum tipo de problema na utilização do computador. No entanto, isso é realmente o caso para todos?
A maioria dos antivírus que foram analisados por AV-Comparatives atendem aos padrões de desempenho sem problemas; o impacto é mínimo. Exceto, especificamente, três antivírus.
Norton e Total Defense são os dois softwares de segurança que, embora não tenham muito impacto, ficaram atrás dos outros, especialmente nas tarefas mais básicas, como copiar arquivos e arquivar dados.
No entanto, o que obteve a pior nota foi o Windows Defender , antivírus gratuito da Microsoft instalado por padrão no Windows 10. Seus dados de desempenho deixam muito a desejar, especialmente ao trabalhar com todos os tipos de arquivos. Isso deve nos fazer pensar se esse antivírus gratuito realmente vale a pena ou, hoje, ainda faz sentido optar por um software de segurança de terceiros.
A verdade é que os testes já foram feitos em uma versão do Windows de um ano atrás, o que pode influenciar nos resultados. Mas não esperávamos ver o antivírus da Microsoft cair tanto. Esperamos que a empresa coloque as baterias e reforce o calcanhar de Aquiles deste software.
Podemos ver os resultados obtidos por cada um dos antivírus com mais detalhes aqui .
Sem comentários:
Enviar um comentário