Instale um sistema operacional de USB no VMware ou VirtualBox - Portugal 2021

Header Ads Widget

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Instale um sistema operacional de USB no VMware ou VirtualBox

Share This

 

As máquinas virtuais são muito úteis quando você instala e testa outros sistemas operacionais acima do nosso computador com segurança. Nada do que fazemos dentro da máquina pode afetar nosso PC, o que os torna uma excelente plataforma de teste. O mais comum é instalar o sistema operacional da máquina virtual a partir de uma imagem ISO ou de um disco físico. Mesmo, se nosso PC tiver, de uma unidade de disquete. No entanto, e se já tivermos nosso sistema copiado para um USB?

Cupshe | Black Friday Clearance - EXTRA 50% OFF $150+ Selected Swimsuits w/ Code: CLEAR50

Apesar do fato de que os pendrives são usados ​​cada vez mais frequentemente para instalar sistemas operacionais, nem o VMware nem o VirtualBox implementaram uma função que nos permite inicializar uma máquina virtual a partir de um USB. Não se sabe por quê.

Embora possamos certamente baixar o ISO novamente para poder iniciar a máquina virtual, isso demora um pouco e não precisamos investir nesse trabalho redundante. Além disso, montar o USB na máquina virtual é a única forma que temos no PC para testar se um pendrive (por exemplo, com um sistema Live ou com vários sistemas operacionais) foi criado corretamente e tudo funciona.

Se quiser fazer isso no seu computador, é necessário recorrer a uma ferramenta que é responsável por nos permitir inicializar a partir da memória USB. E essa ferramenta é o Plop Boot Manager .

Baixe o gerenciador de inicialização Plop

O Plop Boot Manager é basicamente um gerenciador de boot que podemos usar tanto em qualquer computador quanto em uma máquina virtual. Este bootloader é caracterizado, entre muitas outras coisas, por nos permitir inicializar a partir de uma memória USB sem a necessidade de suporte de BIOS. Também oferece suporte para todos os tipos de unidades inicializáveis ​​e ferramentas adicionais, como gerenciador de partição ou software de reparo MBR, entre outros.

A função que nos interessa para poder iniciar a máquina virtual é a de suporte a USB. O resto, a princípio, não ligamos.

A primeira coisa que teremos que fazer é baixar esta ferramenta de seu site principal . A última versão do bootloader data de 2013, porém, apesar de não ser suportado há muito tempo, ainda funciona.

Assim que o bootloader é baixado, nós o descompactamos. Encontraremos vários arquivos e diretórios quando fizermos isso, mas o que nos interessa é plpbt.iso . Memorizamos onde o guardamos ou o movemos para outra rota que temos mais perto.

Inicializar VMware de USB

A primeira coisa que temos que fazer é criar uma nova máquina virtual , ou selecionar uma que criamos anteriormente e que queremos iniciar. O importante é que esta máquina tenha pelo menos um leitor de CD virtual (onde montaremos o ISO) e um controlador USB.

O próximo passo será montar o ISO plpbt.iso na máquina virtual. Para isso, abriremos as propriedades da VM e na seção do CD escolheremos montar a referida imagem virtual.

VMware - Mount Plop Boot Manager ISO

Já temos a unidade pronta. Agora conectamos o USB ao nosso computador físico (se possível, a uma porta USB 2.0 para evitar problemas) e iniciamos a máquina virtual. Como veremos, a VM inicializará a partir da imagem ISO em uma espécie de gerenciador de inicialização.

Gerenciador de inicialização Plop

O próximo passo será montar o USB em nosso PC. Para isso, o que faremos é clicar no ícone do aparelho na parte inferior direita da janela do VMware, e escolheremos a opção de montar o aparelho.

VMware - Mount USB para Plop Boot Manager

Uma vez montada a unidade, no gerenciador de boot escolheremos a opção USB para inicializar a referida memória.

Plop Boot Manager - Inicializar de USB

Após alguns segundos, podemos ver como nossa máquina virtual está inicializando a partir da memória USB que montamos na etapa anterior. Podemos continuar usando a VM normalmente até, por exemplo, terminarmos de instalar o sistema operacional desejado.

Configure VMware em BIOS ou EFI

Dependendo de como nosso USB inicializável é criado, teremos que configurar o VMware para que ele possa funcionar no modo BIOS ou no modo UEFI . Para isso, o que devemos fazer é entrar nas opções avançadas, dentro da configuração da máquina virtual, para alterar o tipo de firmware que queremos usar.

VMware - UEFI BIOS

Podemos alternar como quisermos entre BIOS e UEFI. Recomenda-se a criação de memória USB com suporte para UEFI e Secure Boot, por ser a mais recente e, portanto, recomendada. Mas se nosso USB estiver no modo BIOS, teremos que selecionar esta opção ou, caso contrário, a máquina não o detectará ou não conseguirá inicializar a partir dele.

Instale um sistema operacional no VirtualBox de USB

No caso de utilizar o VirtualBox, alternativa open source ao VMware, o processo e os passos que devemos realizar são muito semelhantes. Em primeiro lugar, devemos criar uma nova máquina virtual em nosso computador com, pelo menos, um leitor de CD e um controlador USB . A próxima etapa será montar a imagem plpbt.iso no programa.

VirtualBox - montar ISO do Plop Boot Manager

Antes de sair da configuração, no VirtualBox podemos evitar a etapa de montagem da unidade, uma vez que a máquina virtual foi iniciada a partir da lista de drives USB. Clicamos nesta opção e adicionamos a memória da qual queremos inicializar à lista de unidades montadas. Se não fizermos isso, podemos montá-lo mais tarde, como no VMware.

VirtualBox - Monte USB

Temos tudo pronto. Agora só teremos que iniciar a máquina virtual e poderemos ver como aparece este novo gerenciador de boot. A partir daí, selecionaremos a opção de inicializar a partir do USB e é isso. Nossa máquina virtual começará a carregar a partir dessa unidade.

Cupshe | Black Friday Sale - Sitewide EXTRA 30% OFF $100+ w/ Code: BF30

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages