Há vários anos, o Google Chrome não para de crescer em termos de usuários e, portanto, de penetração no mercado. Isso ocorre basicamente porque o Internet Explorer da Microsoft começou a perder a confiança de seus usuários devido às suas falhas de segurança, entre outras coisas.
Portanto, o Google aproveitou a oportunidade para se tornar o líder indiscutível em um setor muito importante como os navegadores da web. A importância de que estamos falando é em grande parte dada pelo enorme uso que fazemos desses programas neste momento. Seja do nosso PC ou laptop, ou do navegador móvel, é um daqueles programas que não são necessários. Além do mais, boa parte de nossas sessões é passada em operação, como muitos de vocês já sabem.
Uma boa parte do sucesso crescente desta proposta são as muitas funções que o próprio programa nos apresenta por padrão após sua instalação . Além disso, podemos adicionar o número de extensões que podemos usar para aumentar as capacidades do programa.
Vantagens de usar o Chrome no PC
Isso nos permite adicionar funcionalidades que a princípio não encontramos no programa por padrão. Mas, como já mencionamos em mais de uma ocasião, abusar desses elementos nem sempre é uma boa ideia. Isso pode afetar o Chrome funcionalmente e em relação à segurança dos dados que tratamos aqui.
A tudo isso que comentamos, podemos agregar a potência de trabalhar de forma consensual a partir do navegador, com tantas outras plataformas e serviços da empresa. Por tudo isso, precisamos apenas criar uma conta gratuita do Google e aproveitar todas essas vantagens.
No entanto, apesar de sua enorme aceitação e utilização, esta é uma aplicação que tem suas falhas e pontos negativos. Na verdade, muitos se queixam, por exemplo, do alto consumo de recursos do sistema que o Chrome realiza. Isso é algo que se deve principalmente ao uso massivo de extensões e cílios. Por outro lado, há a questão da privacidade que o Google estabelece para seus produtos e serviços, algo que quase ninguém gosta também.
Como a ferramenta Software Reporter afeta o Windows
Na verdade, nestas mesmas linhas, vamos falar sobre outro aspecto polêmico que muitos de vocês talvez não conheçam. E é interessante saber que no momento em que baixamos e instalamos o navegador Google a que nos referimos, também baixamos o Software Reporter Tool .
Bem, para nos dar uma ideia aproximada, digamos que esta é uma ferramenta que podemos encontrar na mesma pasta do Chrome no Windows . O aplicativo está localizado na subpasta chamada SwReporter que podemos acessar facilmente a partir do próprio Windows Explorer, por exemplo. Mas, neste ponto, muitos podem duvidar do real papel desse elemento que está dentro do Chrome. Alguns podem se perguntar se é algum tipo de malware ou código malicioso . Não é o caso, mas ainda podemos estar interessados em bloqueá-lo, como veremos a seguir. Para nos dar uma ideia, diremos que o Software Reporter Tool é uma ferramenta que o próprio Google distribui com seu navegador.
Portanto, desde o início podemos descartar que se trata de algum tipo de malware, especificamente aqui estamos falando de uma função de limpeza que o próprio navegador integra . Se quisermos ser um pouco mais específicos, diremos que o Software Reporter Tool é, na verdade, uma funcionalidade na forma de um aplicativo de navegador responsável por remover certos programas do sistema. São aqueles que em um determinado momento podem causar alguns problemas para funcionar no Chrome. Falamos sobre erros como bloqueio, alteração de nossa página inicial ou exibição de anúncios que não queremos ver. Em suma, os aplicativos que o programa do Google considera afetam negativamente o navegador.
O que fazer com a ferramenta Software Reporter
Desta forma, Software Reporter Tool se encarrega de escanear nossos equipamentos em busca deste tipo de problemas que podem afetar o navegador e posteriormente informar ao Google para que, se necessário, seja o próprio Google quem solicita ao usuário a eliminação de qualquer programa que pode afetar o funcionamento correto do navegador.
O próprio gigante das pesquisas garante que tudo isso seja realizado como uma ferramenta útil para ajudar a melhorar a experiência do usuário. Embora seja verdade que em algumas ocasiões pode ser de alguma ajuda para evitar problemas durante a navegação , o Software Reporter Tool pode não convencer a todos. Especificamente, queremos dizer que, especialmente em equipamentos mais antigos ou um tanto limitados em termos de especificações, seu funcionamento pode ser negativo. A principal razão para isso é que esse é um recurso que, em certas ocasiões, pode consumir mais recursos do sistema do que gostaríamos.
Aqui falamos de um alto consumo de CPU e memória RAM , portanto o comportamento do computador pode ser seriamente afetado.
Desative o Software Reporter Tool para que não afete o Windows
Portanto, caso desejemos bloquear a ferramenta de limpeza do Chrome de que estamos falando, mostraremos como. Isso é algo que, como mencionamos, pode ser especialmente urgente em computadores mais antigos. Portanto, se este for o seu caso, podemos optar por bloquear o aplicativo Software Reporter Tool no Google Chrome.
Portanto, a primeira coisa que temos que fazer para tudo isso é excluir todas as permissões para que nenhum usuário possa acessá-lo. Estamos falando em remover as permissões da pasta localizada dentro do Chrome de que falamos antes para que nada nem ninguém possa executar o Software Reporter Tool. Assim, a primeira coisa que faremos é abrir uma janela do Explorador de Arquivos , por exemplo com a combinação de Teclas Win + E.
Depois disso, na janela que aparece vamos para o local do disco mostrado aqui: C: UsersUSUARIOAppDataLocalGoogleChromeUser DataSwReporter.
Uma vez aqui, temos que clicar com o botão direito do mouse na pasta mencionada anteriormente chamada SwReporter e clicar em Propriedades . Depois disso, vamos para a guia Segurança, onde clicamos no botão Opções avançadas. Por fim, clique no botão Desabilitar herança e depois em Remover todas as permissões herdadas deste objeto.
Aqui já desativamos todas as permissões da pasta em sua totalidade, por isso aceitamos tudo para que o processo seja executado. E voila, no futuro, a Chrome Software Reporter Tool não será mais capaz de rodar no PC , então não a afetará.
Sem comentários:
Enviar um comentário