O navegador da web é a principal porta de entrada do malware no PC. Seja porque uma ameaça se esconde em uma página específica, ou porque está oculta dentro de um arquivo que estamos baixando, é muito fácil que, sem perceber, coloquemos nosso PC em perigo. Normalmente, o antivírus do PC está sempre atualizado para analisar os novos arquivos que baixamos para o PC, embora isso implique detectar a ameaça depois que ela já foi copiada para o PC. Portanto, para proteger melhor os usuários, o Google está trabalhando em um novo recurso que permite que o Chrome se integre um pouco melhor com o antivírus do PC.
Chrome irá bloquear downloads por menos tempo
Até agora, quando baixamos um arquivo, ele geralmente fica travado por vários segundos. Isso porque o Chrome e o antivírus o analisam ao mesmo tempo enquanto decidem que se trata de um arquivo seguro, o que não coloca em risco o nosso PC. O que acontece é que, às vezes, o tempo que o antivírus leva para analisar o arquivo costuma ser muito longo, porque tanto o próprio antivírus quanto o navegador o analisam ao mesmo tempo.
Para evitar que o arquivo coloque em risco o nosso PC, se for uma ameaça, o que os programas do Chrome e antivírus fazem é bloqueá-lo temporariamente. No entanto, essa técnica pode nos dar todos os tipos de problemas ao salvar marcadores ou ao trabalhar com a função ImportantFileWriter. No final, tudo se traduz em travamentos e erros que podem fazer o Windows funcionar mal a longo prazo.
O Google está trabalhando para corrigir esses problemas o mais rápido possível. Para isso, a empresa já está trabalhando em uma nova função, ReplaceFile, que vai eliminar todos esses erros gerados pelo Chrome, antivírus e sistema operacional ao tentar acessar e bloquear downloads do navegador ao mesmo tempo .
Graças a este recurso, que virá em breve, teremos que esperar muito menos tempo desde a conclusão do download até que possamos abrir o arquivo em nosso computador. Claro, por enquanto não sabemos quando essa melhoria estará disponível, então ainda temos que esperar, ou pelo menos se cadastrar no branch canário do navegador.
Outras melhorias que veremos em breve no navegador Google
O Google, seja por reclamações de usuários ou por medo do Edge, está trabalhando em uma série de mudanças para melhorar a experiência de navegação. Um deles, em parte relacionado ao anterior, é uma redução significativa no uso de RAM e CPU que se consegue fazendo com que o navegador gerencie melhor os recursos disponíveis.
A omnibar de pesquisa do Chrome também está sendo aprimorada recentemente. Uma das novidades introduzidas nesta barra de pesquisa nos permitirá realizar certas ações (como deletar o histórico ou cookies, por exemplo) escrevendo diretamente nesta barra. Além disso, também poderemos pesquisar abas abertas diretamente a partir desta barra de pesquisa , esta última é muito útil se somos um daqueles que trabalham com dezenas de abas e várias janelas e queremos ser capazes de encontrar rapidamente uma específica para acessá-la.
Estas últimas funções podem ser ativadas desde já desde a configuração avançada do navegador, ativando o flag: « Sugestões do pedal Omnibox «.
Sem comentários:
Enviar um comentário