Hoje em dia, existem dezenas de programas gratuitos com licença gratuita e de código livre, que oferecem as mesmas funções de programas comerciais como o Microsoft Office, Nero Burning Rom, Photoshop, etc.
Para ajudá-lo a encontrar boas alternativas gratuitas para programas comerciais, aqui estão 10 programas com licença gratuita e de código livre, que você pode usar para substituir programas comerciais populares.
1. Pacote Office
Apesar do Microsoft Word, Excel e Power Point do Microsoft Office serem os programas de escritório mais populares, existem alternativas gratuitas que lhe oferecem as mesmas funcionalidades, como o LibreOffice, uma suíte de escritório com processador de textos (Word), planilhas (Excel) e apresentações (Power Point).
2. Editor de imagem
O Photoshop é sem dúvida um grande editor de imagens, porém uma licença do Photoshop é muito cara e existem algumas alternativas gratuitas, como por exemplo o GIMP, um poderoso editor de imagens gratuito que oferece tantos recursos semelhantes ao Photoshop, que é chamado por muitos de Photoshop gratuito.
3. Gravador de CD e DVD
Outro programa bastante popular é o Nero Burning Rom, mas ele também não é gratuito. Para substitui-lo, existem diversos programas gratuitos de gravação de CDs e DVDs, como o CDBurnerXP, ImgBurn, entre outros, que são capazes de gravarem CDs e DVDs de dados, DVDs de vídeo, CDs de música, e muito mais.
4. Gravação de DVDs de vídeo
Muitas pessoas gostam de usar o ConvertXtoDVD para gravar DVDs de video, porém, existem programas gratuitos de gravação de DVDs de vídeo tão fáceis de usar quanto o ConvertXtoDVD, como por exemplo o DVDFlick, um programa gratuito de criação de DVDs de vídeo com suporte a menus, legendas, entre outros.
5. Antivírus
A segurança é uma questão importante a se levar em conta, mas se você não tem condições de bancar a licença de um antivírus comercial como o Norton, Kasperky, BitDefender e McAfee, existem bons antivírus gratuitos, como por exemplo o Avast Free, AVG Antivírus, Avira Antivir, Panda e o Microsoft Security Essentials.
6. Compactador de arquivos
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o WinRar não é gratuito, depois de 40 dias de uso, ele exibe uma mensagem de registro irritante toda vez que você utiliza o programa. Felizmente, existem dezenas de alternativas para o WinRar que são totalmente gratuitas, como por exemplo, o 7-Zip, o PeaZip, entre outros.
7. Gerenciador de downloads
O Internet Download Manager é um gerenciador de downloads muito popular, entretanto ele não é gratuito e, existem gerenciadores de downloads tão bons quanto ele, como por exemplo, o Free Download Manager, um gerenciador de downloads gratuito que oferece todos os recursos para você gerenciar seus downloads.
8. Gerenciador de senhas
RoboForm e 1Password são dois gerenciadores de senha muito populares, mas existem boas alternativas gratuitas, como por exemplo o KeePass e o Dashlane, que oferecem um local seguro e criptografado para você guardar as suas senhas com segurança, e para que você não precise memorizar dezenas de senhas.
9. Cliente de email
Se você prefere usar um cliente de email ao invés de usar um webmail, você não está restrito ao Microsoft Outlook. Existem várias alternativas gratuitas tão boas quanto o velho cliente de email da Microsoft, e uma delas é o ThunderBird, um cliente de e-mail gratuito que não fica devendo em nada para o popular Outlook.
10. Editor de áudio
O Sony Sound Forge e o Adobe Audition são dois populares editores de áudio profissionais, mas eles são caros. Existem algumas alternativas gratuitas que podem atender muito bem as suas necessidades, como o Audacity, um poderoso editor de áudio gratuito que oferece recursos profissionais para a edição de áudio.
Sem comentários:
Enviar um comentário