O Windows 10 já está aqui há algum tempo, mas se você acabou de atualizar do Windows 8, 7 ou XP ou se mudou do Mac ou Linux, com certeza encontrará essas dicas para o Windows 10 bastante úteis. Por uma questão de fato, o Windows 10 tem o potencial de conquistar os devotos mais dedicados dos lançamentos antigos do Windows e até outros sistemas operacionais como OS X e Linux. O Windows 10 apresenta vários recursos, traz muitas boas alterações e corrige vários problemas que o classificam melhor do que outros e superior aos seus antecessores. O novo produto respeita muito bem o legado que o Windows, juntamente com a área de trabalho tradicional, conquistou nos últimos anos.
O Windows 10 apresenta uma interface de usuário Metro aprimorada e traz de volta o menu Iniciar que todos perderam no Windows 8. Ele também oferece muitos recursos novos, como Cortana – o assistente digital, Microsoft Edge – o novo e rápido navegador, Desktops Virtuais, Centro de Notificações e Windows. Hello – suporte para autenticação biométrica e o melhor de todos – aplicativos unificados e armazenamento unificado, ou seja, aplicativos e armazenamento que oferecem suporte e são executados em todos os dispositivos Windows 10. Ele alega oferecer a combinação de combinações do Windows 7 e 8 de uma nova maneira útil, melhora a produtividade e parece impressionante do que nunca!
As perguntas surgem – como usar esses novos recursos? Como os novos recursos podem ser úteis? Como melhorar a experiência do Windows 10? Para responder a essas perguntas, compilamos uma lista de algumas das dicas e truques mais úteis que ajudam os novos usuários do Windows 10 a se familiarizarem e aproveitar ao máximo sua atualização, além de usar o novo Windows para facilitar sua vida. Vamos dar uma olhada no que há na loja.
Dicas e truques do Windows 10 para iniciantes
1. Aprenda gestos úteis do touchpad
Meu trabalho exige que eu use o Mac e o Windows regularmente. Uma das coisas que eu costumava perder muito no sistema operacional macOS sempre que usava o Windows eram os gestos. Tudo isso mudou depois que a Microsoft lançou o suporte completo para gestos do touchpad no Windows 10. Agora, se o seu laptop estiver usando drivers de precisão do Windows, você terá acesso a vários gestos embutidos no seu PC, o que facilitará a navegação no interface do usuário e alterne entre aplicativos.
Os novos gestos incluem o uso de toques com dois dedos para rolar por um documento ou página da Web, toques com três dedos para alternar entre aplicativos e iniciar a exibição multitarefa, toques com quatro dedos para se mover entre áreas de trabalho virtuais e vários outros gestos e toques. Para descobrir o que você pode fazer com o touchpad na sua máquina com Windows 10 e desativar ou ativar esses gestos, basta ir em Configurações -> Dispositivos -> Touchpad e interagir com as opções aqui presentes. Estou lhe dizendo, depois de dominar os gestos, você nunca poderá voltar.
2. Use o Storage Sense para gerenciar o armazenamento
Um dos meus novos recursos favoritos no Windows é a capacidade de excluir automaticamente arquivos temporários e indesejados para liberar armazenamento no seu dispositivo. Esse recurso não está ativado por padrão; portanto, você precisará voltar ao aplicativo Configurações para ativá-lo. Para ativar esse recurso, vá para Configurações -> Sistema -> Armazenamento e ative a alternância na opção “Sentido de armazenamento” . Com isso ativado, o Windows excluirá automaticamente arquivos desnecessários, como arquivos temporários e arquivos na lixeira, para liberar armazenamento no seu dispositivo. Você pode personalizar ainda mais essa ação clicando na opção “Alterar como liberamos armazenamento” abaixo da alternância. Esse recurso é especialmente indicado para pessoas que estão sempre com pouco espaço em disco.
3. Ligue a luz noturna
Outra pequena mas bacana adição ao Windows 10 é um recurso chamado Night Light. O que esse recurso faz é remover toda a luz azul da tela, o que é uma grande razão por que permanecemos acordados até tarde da noite. Se você trabalha no laptop à noite e não deseja que ele afete seus hábitos de dormir, é necessário ativar esse recurso. Você pode ativar manualmente esse recurso sempre que desejar ou pode agendar a luz noturna, que ativará esse recurso em um horário específico do dia. Para ativar a luz noturna, vá para Configurações -> Sistema -> Tela e ative a alternância ao lado de Luz noturna . Você também pode configurar a intensidade da luz noturna e agendar seu horário clicando na opção “Configurações da luz noturna” marcada na figura abaixo.
4. Acesse rapidamente o teclado Emoji
Os emojis se tornaram mais populares do que qualquer um poderia imaginar e, embora seja mais fácil acessá-los em um dispositivo móvel, não há maneira aparente de acessar rapidamente emojis em sua máquina Windows. Muitas pessoas não conhecem esse recurso, mas o Windows 10 permite acessar rapidamente um teclado emoji com apenas alguns cliques. Tudo que você precisa fazer é ativar esse recurso primeiro. Para acessar o teclado emoji, ative primeiro o botão do teclado virtual clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas e clicando em “Mostrar botão do teclado sensível ao toque” .
Agora, sempre que quiser acessar o teclado emoji, primeiro clique no botão do teclado virtual no canto inferior direito e depois clique no símbolo emoji. Aqui, você pode selecionar e usar todos os emojis que desejar.
5. Ative o bloqueio dinâmico
Se você é alguém que esquece constantemente de bloquear o PC com Windows sempre que ele se afasta, essa dica pode poupar muito trabalho. Quando ativado, esse recurso bloqueia automaticamente o sistema sempre que você se afasta da mesa de trabalho. Basicamente, o recurso usa a conexão Bluetooth com o telefone para determinar se você está próximo ou não. Quando o telefone estiver fora do alcance quando você se afasta, o sistema será bloqueado automaticamente. Você pode ativar esse recurso acessando Configurações -> Contas -> Opção de login e ativando o recurso “Bloqueio dinâmico”. Depois de ativar esse recurso, você precisará emparelhar seu smartphone com o PC com Windows, se ainda não o fez. Eu realmente amo esse recurso e não consigo explicar quantas vezes ele me salvou de voltar ao meu PC apenas para bloqueá-lo. Se você é meio esquecido como eu, definitivamente deve ativar esse recurso para salvar suas informações de olhares indiscretos.
6. Ligue a nova ferramenta de captura de tela
Como eu escrevo uma tonelada de artigos, tomo uma tonelada de capturas de tela diariamente. Anteriormente, fazer uma captura de tela no Windows não era tão intuitivo quanto os usuários precisavam passar por muitos obstáculos se quisessem capturar uma parte da tela e não a tela inteira. No entanto, a nova ferramenta de captura de tela alivia esse problema, dando aos usuários mais controle. Como ocorre com a maioria desses recursos, ele não está ativado por padrão e você precisará habilitá-lo acessando Configurações. Basta ir em Configurações -> Facilidade de acesso -> Teclado e ativar o “Atalho para a tela de impressão”. Depois de fazer isso, sempre que você pressionar o botão Print Screen, você verá três opções. Você pode capturar a área de trabalho inteira, capturar uma parte da área de trabalho ou capturar uma parte da área de trabalho de forma livre. Depois de capturar a captura de tela, ela será aberta em uma janela onde você também poderá anotá-la facilmente e compartilhá-la com quem quiser.
7. Configurações de privacidade
Se você está preocupado com sua privacidade e não deseja que a Microsoft obtenha certos tipos de informações (como dados de localização, conhecer seus recursos e muito mais), seria bom você passar algum tempo na Privacidade Configurações para descobrir o que você deseja e não deseja compartilhar com a empresa. Primeiro, vá para Configurações -> Privacidade -> Geral e desative todas as opções, se você não quiser que o Windows rastreie o hábito dos usuários e mostre sugestões com base no seu comportamento.
Em seguida, vá para ” Personalização de tinta e digitação ” e desative-o. Isso impedirá o Windows de rastrear seu histórico de digitação e tinta. Da mesma forma, você pode clicar em outras opções, como “Diagnóstico e feedback”, “Histórico de atividades” e mais para desativar o compartilhamento de suas informações que você não deseja. Para ser justo, o Windows registra seu uso para oferecer um serviço melhor; no entanto, se você não se sente à vontade para compartilhar suas informações com a Microsoft, certamente deve desativar essas coisas.
8. Gravar tela usando o aplicativo Xbox (gravador de tela embutido no Windows 10)
Muitos usuários não sabem disso, mas o Windows 10 permite gravar sua tela sem nenhum aplicativo externo. De fato, não apenas você pode gravar vídeo, mas também o áudio do sistema e do microfone. O recurso é chamado de “Game Capture”, mas funciona com qualquer aplicativo que você estiver usando. Eu usei este aplicativo para gravar inúmeros tutoriais curtos para meus amigos e familiares. Eu amo esse recurso, pois é muito fácil de chamar. Tudo que um usuário precisa fazer é pressionar o atalho de teclado “Windows + G” e um menu de gravação será aberto. Aqui você pode definir suas preferências e pressionar o botão de gravação para iniciar a gravação. Embora essa ferramenta não seja realmente rica em recursos, definitivamente é fácil de usar, e a disponibilidade nativa a torna uma das melhores ferramentas para capturar e compartilhar uma pequena gravação do seu PC com Windows.
9. Ative o modo escuro
Um dos recursos mais solicitados pelos usuários do Windows foi finalmente introduzido no Windows 10. Agora, os usuários podem ativar facilmente o modo Escuro acessando o aplicativo Configurações. Para ativar o modo escuro, vá para Configurações -> Personalização -> Cores e role para baixo e ative o modo escuro . O que eu amo no modo escuro aqui é que ele é realmente escuro, para que você não fique com a cor cinza escuro que geralmente vê em outros sistemas operacionais. Além disso, como esse é um modo escuro ativado pelo sistema, todos os painéis de navegação em todos os aplicativos, incluindo Configurações, Explorador de Arquivos e mais, passam para o modo escuro. Dito isto, o recurso ainda precisa ser refinado, especialmente no File Explorer, pois atualmente, torna um pouco difícil encontrar o que você está procurando.
10. Comece a usar os desktops virtuais do Windows 10
A Microsoft finalmente trouxe suporte pronto para uso para desktops virtuais, que estava disponível no Linux e OS X por muito tempo. O recurso de áreas de trabalho virtuais permite gerenciar melhor os aplicativos e janelas abertos, agrupando-os em grupos.
Qualquer um da área de trabalho virtual (ou o grupo de aplicativos) pode estar ativo por vez e, portanto, oferece uma Visualização de tarefas organizada. Para começar com áreas de trabalho virtuais, abra a Visualização de tarefas clicando em seu ícone na barra de tarefas (presente imediatamente à direita da barra de pesquisa) ou mantenha pressionadas as teclas Win + Tab .
11. Aprenda novos atalhos de teclado do Windows 10
Você pode se tornar mais produtivo se aprender os atalhos para executar várias tarefas regulares, como usar áreas de trabalho virtuais, tirar aplicativos e muito mais. Abaixo estão os atalhos para ajudá-lo a fazer as coisas mais rapidamente.
- Win + Tab (abra a exibição de tarefas)
- Vitória + Esquerda + Cima (move o aplicativo para o quadrante superior esquerdo)
- Vitória + Esquerda + Baixo (move o aplicativo para o quadrante inferior esquerdo)
- Win + Right + Up (mover o aplicativo para o quadrante superior direito)
- Win + Right + Down (mova o aplicativo para o quadrante inferior direito)
- Win + Ctrl + Esquerda ou Direita (alterar áreas de trabalho virtuais)
- Win + Ctrl + D (nova área de trabalho virtual)
- Win + Ctrl + C (fale com Cortana)
- Win + S (veja o tempo, notícias, esportes, ajuda, etc.)
- Win + Ctrl + F4 (fechar a área de trabalho virtual)
- Win + Up e Down (encaixe os aplicativos na parte superior ou inferior da tela ou maximize-os)
12. Familiarize-se com o novo prompt de comando
O prompt de comando no novo Windows vem com o recurso sempre exigente. Tornou-se mais acessível do que nunca, suportando as opções padrão de copiar e colar . A partir de agora, você pode copiar e colar facilmente o conteúdo do texto no prompt de comando (cmd.exe) usando as combinações de teclas Ctrl + C e Ctrl + V, respectivamente. Além disso, ele inclui muitas personalizações na opção Propriedades.
13. Melhorar a vida útil da bateria no Windows 10
O recurso de economia de bateria do Windows 10 pode ajudá-lo se a bateria do seu laptop estiver fraca. É inteligente o suficiente para acelerar os processos e threads em segundo plano para limitar o uso de energia e economizar energia para permitir que sua máquina dure mais. É melhor que os modos de economia de energia encontrados nas versões anteriores do Windows e pode ser ativado usando este procedimento: clique no menu Iniciar> Configurações> Sistema> Economia de bateria .
14. Carregar aplicativos fora da loja no Windows 10
O Windows 10 oferece suporte ao carregamento lateral de aplicativos, o que permite baixar e instalar aplicativos fora da Microsoft Store. Existem muitos aplicativos que não estão disponíveis na loja e esses podem ser instalados usando esse truque. O carregamento lateral de aplicativos é permitido apenas para desenvolvedores e, portanto, você precisa ativar o modo de desenvolvedor antes de instalar aplicativos que não sejam da Loja.
Para ativar o modo de desenvolvedor, abra o menu Iniciar> Configurações> Atualização e segurança> Para desenvolvedores e selecione Modo de desenvolvedor . Depois de se tornar desenvolvedor do seu sistema, ative o carregamento lateral de aplicativos seguindo as etapas: abra o menu Iniciar> Configurações> Atualização e segurança> Para desenvolvedores e selecione Sideload Apps . Isso é tudo, agora você pode baixar e carregar aplicativos lateralmente.
15. Desative a notificação do Windows 10 e os sons do sistema
Os sons de notificação e sistema são usados para alertar o usuário sempre que uma ação importante é executada. Para desativar os sons do sistema no Windows 10, execute as seguintes etapas: clique com o botão direito do mouse no ícone Alto – falantes na barra de tarefas > Sons e escolha Sem sons em Esquema de som e pressione o botão OK. Para desativar todos os sons de notificação de todos os aplicativos, abra o menu Iniciar> Configurações> Sistema> Notificações e desative Mostrar notificações do aplicativo . Observe que ele também desativará todas as notificações e não apenas os sons das notificações.
16. Mova ou instale aplicativos para outra unidade
Os aplicativos Windows 10 são os aplicativos Metro que foram introduzidos no Windows 8. Eles são instalados por padrão na partição C (Sistema), mas se você deseja liberar espaço movendo-os para outra unidade, eis o que você precisa fazer: vá para o menu Iniciar> Configurações> Sistema> Aplicativo e recursos e clique no aplicativo que você deseja mover, selecione Mover , selecione uma unidade e clique em Mover para mover o aplicativo.
Mover aplicativos um por um pode ser doloroso se você tiver muitos aplicativos instalados. Você encontrará alterar o local de instalação padrão muito mais fácil e conveniente do que mover aplicativos. Para alterar o local padrão para a instalação dos aplicativos do Windows 10, abra o menu Iniciar> Configurações> Sistema> Armazenamento . Clique em Salvar locais , selecione qualquer unidade para Salvar novos aplicativos . Esse recurso pode não estar disponível em algumas edições, mas possivelmente será oferecido em breve por meio de uma atualização.
17 Use o Snap Assist
O Windows 10 tem melhores recursos de encaixe e tenta ajudá-lo enquanto você encaixa aplicativos usando o mouse. Quando você tenta encaixar um aplicativo e alguma parte da tela ainda está vazia, o recurso Snap Assist é exibido com uma lista de miniaturas de janelas abertas. Você pode escolher qualquer aplicativo / janela da lista para encaixá-lo à esquerda ou direita da tela, juntamente com a janela do aplicativo que foi encaixado anteriormente.
18. Use o Windows 10 Hello
O Windows Hello é um sistema de autenticação biométrica no nível do sistema. Alegou ser uma tecnologia muito mais segura do que as senhas tradicionais e fornece acesso instantâneo aos seus dispositivos Windows. No entanto, seu dispositivo precisa ter suporte para impressão digital ou câmera para esse recurso. Você pode ir para o menu Iniciar> Configurações> Contas> Opções de entrada, encontrar a entrada para o Windows Hello e opções para configurar uma face ou impressão digital e, após a instalação, pode usar-se para fazer login no Windows 10.
Bônus: personalizar o menu Iniciar do Windows 10
O menu Iniciar do Windows 10 é uma mistura de dois mundos – o menu Iniciar do Windows 7 e a tela Iniciar do Windows 8. É bonito e fácil de usar do que nunca, e vem com várias novas opções de personalização. Para fixar um aplicativo, clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar e selecione Fixar no início . Para desafixar um bloco, clique com o botão direito do mouse e escolha Desafixar no início . Clicar com o botão direito do mouse em um bloco oferece mais opções, como redimensionar, etc. Para criar um grupo de blocos, arraste-o para o espaço vazio no menu Iniciar até que uma barra horizontal ou vertical apareça e, em seguida, você pode arrastar mais aplicativos para criar um grupo.
Melhores dicas para iniciantes do Windows 10 para você começar
Isso encerra nosso artigo sobre as melhores dicas e truques para iniciantes do Windows 10 que ajudarão você a tirar o máximo proveito do seu laptop ou PC. Confira essas dicas e truques e informe-nos se tiver algum problema para entendê-las. Depois de dominar essas dicas e truques e desejar aprender algo mais avançado, informe-nos escrevendo na seção de comentários abaixo. Se houver um número suficiente de leitores interessados, escreveremos e publicaremos um artigo para usuários avançados.
Sem comentários:
Enviar um comentário