Nosso computador pode ser nossa principal arma para o trabalho ou lazer, por isso esperamos sempre obter um desempenho adequado às nossas necessidades. Certamente nos lembramos com saudade quando o compramos e começou em questão de segundos, era superfluido e os programas abriam instantaneamente. Porém, com o passar do tempo e o uso que fazemos dele, é provável que tenhamos notado que está mais lento do que deveria e podemos ficar desesperados.
As razões pelas quais nosso PC com Windows é lento são variadas. Podemos encontrar um problema que é antigo e se tornou obsoleto com o passar do tempo. Porém, muitas vezes, o problema pode ser devido ao fato de não o utilizarmos bem no nosso dia a dia, o que pode fazer com que não ocorra tão bem quanto gostaríamos. Portanto, vamos revisar quatro causas fundamentais pelas quais nosso computador pode ter adquirido a velocidade de um caracol.
Nosso disco rígido está cheio
Uma das razões pelas quais nosso PC sofre de problemas de desempenho e extrema lentidão é porque nosso disco rígido está no limite de sua capacidade . É provável que tenhamos um número infinito de programas e jogos instalados (que muitas vezes não usamos) ou armazenamos um grande número de arquivos. Quanto mais cheio tivermos o disco rígido, mais isso afetará a diminuição do desempenho e da velocidade . Por isso é conveniente fazer uma boa limpeza, salvar os arquivos em sistemas externos ou em serviços de armazenamento em nuvem. Desta forma, nosso disco rígido pode respirar e processar dados novamente com maior velocidade. Se também tivermos um disco rígido mecânico (HDD), não faria mal se desfragmentar mais tarde.
Presença de malware em nosso PC
Outra razão frequente pela qual nosso computador fica lento é porque algum malware entrou em nós . Quando falamos em malware, também nos referimos a vírus, Trojans ou qualquer outro aplicativo malicioso que se encarregue de fazer funcionar todos os recursos do nosso computador, fazendo com que tudo fique lento. Para tentar corrigi-lo, devemos fazer uma varredura com nosso antivírus para que possamos eliminar quaisquer aplicativos maliciosos que possamos ter instalado.
Mesa cheia de itens
Se ter um disco rígido cheio de coisas que não usamos causa problemas de lentidão em nosso PC com Windows, ter uma área de trabalho cheia de itens não fica atrás. Se não nos interessamos pelo minimalismo e temos todo o desktop repleto de arquivos, pastas e atalhos, podemos ver como nosso computador requer tempos de carregamento maiores. Isso é algo que notaremos, principalmente ao iniciar o PC, já que o Windows precisa de mais tempo para carregar o desktop . Desta forma, uma limpeza da área de trabalho e redução ao máximo do número de pastas e atalhos pode ser uma boa opção.
Troque programas mais pesados por outros mais leves
É provável que tenhamos alguns programas pesados instalados em nosso computador , que às vezes não usamos ou fazemos para realizar funções que poderíamos realizar com outros programas mais leves. É por isso que é conveniente revisar quais programas ocupam mais espaço e se realmente aproveitamos ao máximo. Por exemplo, se temos o Photoshop instalado e só o usamos para cortar imagens e alterá-las de um formato, algo que podemos fazer com o Paint, ainda não é interessante tê-lo instalado e liberar espaço.
Sem comentários:
Enviar um comentário