Cada vez mais empresas estão apostando no novo formato de aplicativo UWP do Windows 10. Mas a rivalidade entre a Microsoft e outras, como o Google, faz com que alguns aplicativos tão esperados demorem muito para chegar. Por exemplo, a Microsoft não permite que nenhum navegador (nem Chrome, nem Firefox nem nada) seja publicado sem permissão em sua loja de aplicativos. E pelo mesmo motivo, o Google não trouxe outros de seus serviços (Drive, Doca, etc.) para esta loja. No entanto, parece que as coisas estão começando a mudar, e em breve poderemos baixar um cliente oficial que nos permite assistir o YouTube do PC .
A forma mais comum de assistir a vídeos do YouTube no Windows 10 é por meio do navegador. Todos nós podemos entrar no site do YouTube a partir do Chrome (ou qualquer navegador que usarmos), procurar o vídeo que nos interessa e reproduzi-lo. Mas os navegadores da web são muito pesados e usam muito mais recursos do que deveriam. Existem aplicativos de terceiros para esse fim, mas, para ser honesto, eles deixam muito a desejar, pois exploram ao máximo a monetização por meio de anúncios ou compras no aplicativo. Assistir no YouTube funciona, sim, mas certamente não é o caminho ideal.
Parece que o Google começou a chamar a atenção para o formato universal, UWP, do Windows 10. E para dar os primeiros passos, a empresa está trabalhando em um novo cliente oficial do YouTube , um cliente que em breve poderá estar entre nós .
Assista ao YouTube como nunca antes no Windows 10
Embora o Google ainda não tenha confirmado nada sobre este novo aplicativo, o aplicativo já foi listado na Microsoft Store, embora em uma fase preliminar. O Google está trabalhando nisso secretamente há meses e, ao que parece, será o primeiro APP que nos permitirá visualizar o YouTube nativamente no sistema operacional. Não é um Progressive Web Application , PWA, mas um aplicativo nativo real.
Além de nos permitir pesquisar e assistir vídeos na plataforma sem depender de um navegador, este aplicativo nos permitirá tirar muito melhor proveito dos recursos do Windows 10. Por exemplo, graças a ele podemos reproduzir conteúdo HDR sem problemas, desde que nosso hardware (gráfico e monitorar) permitir. Além disso, o aplicativo do YouTube pode aproveitar melhor as APIs do Windows 10 (centro de ações, listas, compartilhamento, notificações, etc.) para melhorar a experiência.
Veremos mais aplicativos do Google no Windows 10? Talvez o Chrome em formato UWP?
O fato de o Google começar a apostar na Microsoft Store para trazer seus serviços para o formato UWP é uma boa notícia. Se este aplicativo do YouTube for bem-sucedido, é muito provável que veremos outros aplicativos do Google neste sistema operacional, como o Google Drive, um cliente oficial do Gmail ou Google Keep, entre outros. É até possível que, finalmente, possamos baixar o Google Chrome da Microsoft Store .
A Microsoft não permitia a publicação de navegadores da Web na Microsoft Store que não usassem o mecanismo Edge original. No entanto, este navegador já entrou para a história após o lançamento do Edge Chromium. Agora a Microsoft não pode colocar a desculpa do motor para impedir o Google de publicar uma versão do Chrome na app store, já que os dois navegadores usam a mesma. Isso significa que provavelmente veremos o navegador do Google na loja em breve, bem como outros navegadores diferentes que usam o mesmo mecanismo.
Enfim, por enquanto teremos que esperar para ver o quão bem recebido este novo cliente YouTube para Windows 10. E muito importante, se isso realmente significa alguma melhoria em relação à experiência web.
Sem comentários:
Enviar um comentário