Se você é um usuário preocupado com o hardware do seu PC e gosta de ter sempre um sistema de monitoramento à vista para poder ver o uso e o nível de carga do hardware, vamos te ensinar como você pode criar uma barra lateral que monitora o uso hardware em tempo real e em qualquer circunstância, estando sempre visível no Windows 10 .
O bom funcionamento do hardware é o que faz com que o equipamento nos ofereça melhor desempenho. Portanto, existem muitos usuários que gostam de ter seu uso de hardware monitorado o tempo todo, mas infelizmente a maioria dos aplicativos que servem para isso estão sempre em segundo plano , então se tivermos algo em tela cheia ou se colocarmos uma janela na frente, vamos parar de vê-la.
Portanto, hoje vamos falar sobre o Sidebar Diagnostics , um aplicativo de código aberto que literalmente faz parte do monitor para sempre nos mostrar o status do hardware. Tem um mas, e é isso que perderemos parte da resolução disso porque ficará reservado para esta barra lateral, mas se justamente queremos que esteja sempre visível, não há outra opção.
A propósito, a ressalva deste aplicativo é quando usamos algo em tela cheia , como um jogo, caso em que não será exibido. Podemos, no entanto, configurar o jogo no modo de janela sem borda (a grande maioria permite) e nesse caso veremos a barra lateral.
Em qualquer caso, se o que se pretende é justamente ter sempre em vista o estado e a utilização do hardware, deve configurar precisamente os jogos em modo janela sem bordas, pois, como dissemos, tudo o que colocar em modo de ecrã inteiro irá cobrir esta barra lado e você não o terá à vista.
Diagnóstico da barra lateral para visualizar o uso de hardware
O programa em questão sobre o qual vamos falar é o Sidebar Diagnostics, que você pode baixar gratuitamente em sua página no Github . Um arquivo Setup.exe será baixado para instalá-lo (Avançar -> Avançar -> Concluir), e a barra lateral aparecerá automaticamente com nosso hardware sem que tenhamos que tocar em nada.
Claro, isso é com as opções padrão, mas podemos entrar para configurar para modificá-lo ao nosso gosto. Colocar e retirar o hardware da barra, editar a fonte, fazer o programa iniciar ao ligar o computador e um longo etc. são as opções que iremos encontrar.
Também nos oferece uma série de gráficos para podermos ver como o uso do hardware varia ao longo do tempo, embora neste caso seja muito mais limitado do que outros programas de monitoramento nos oferecem. Abaixo você pode ver um gráfico de uso do processador, no qual podemos configurar qual métrica queremos ver, a duração do gráfico, etc.
Claro, podemos fazer a barra lateral abrir apenas quando queremos, para que não nos incomode quando não queremos ver o uso do hardware, pois, lembre-se, este aplicativo "come" uma parte do monitor que não podemos usar para outras coisas e, afinal, provavelmente não queremos que ele esteja sempre "roubando" espaço de nós.
Em qualquer caso, lembre-se também que se colocarmos um jogo ou um vídeo em tela cheia, vamos recuperar essa parte da tela e estaremos vendo o conteúdo precisamente em tela cheia, mas essa barra lateral desaparecerá de vista.
Sem comentários:
Enviar um comentário