Praticamente sempre, quando vamos desligar o computador, costumamos fazê-lo a partir do menu iniciar, escolhendo a opção "Desligar" . Essa possibilidade está presente desde as primeiras versões do sistema operacional e, no Windows 10, claro, é também a forma mais rápida de desligar o PC. No entanto, uma das novidades desta versão do Windows, especificamente o Quick Start , mudou a forma de desligar o PC. Em vez de desligar completamente, ele entra em uma espécie de hibernação para que possa inicializar mais rápido da próxima vez. Isso tem suas vantagens, mas nós, usuários, estamos interessados.
O Fast Boot do Windows é uma espécie de “hibernação” simples. Ao invés de despejar toda a RAM no disco rígido, como acontece com este, ao desligar o PC, o que fazemos é fechar todos os programas que estão abertos no computador, mas não destruímos a instância do Kernel na memória. Desta forma, o kernel do Windows é salvo no disco rígido, ou SSD, e, quando reiniciamos o PC, ele é restaurado para a memória em vez de ser aberto do zero.
Existem muitas situações em que temos interesse em desligar completamente o computador. Por exemplo, se usamos vários sistemas operacionais e queremos mudar de um para outro. Também no caso de nosso computador estar com problemas e desejarmos recarregar o Kernel do zero para resolvê-los. Ou simplesmente porque não estamos interessados em usar a função Quick Start do Windows .
Portanto, a seguir iremos explicar várias maneiras pelas quais podemos fazer o Windows desligar completamente.
Reiniciar o PC desliga completamente o Windows e o liga novamente
A opção mais rápida para desligar completamente o PC e ligá-lo novamente é usar a opção "Reiniciar". Usando esta opção, em vez de despejar o kernel do Windows na memória e recarregá-lo, o PC desliga completamente e recarrega todas as informações do zero.
É verdade que ao usar a opção "Reiniciar" , o Windows será ligado automaticamente novamente, sem que possamos fazer nada para evitá-lo. E, se mais tarde escolhermos a opção de desligar o PC novamente, este desligamento não será concluído novamente.
Por este motivo, a opção "Reiniciar" pode basicamente ajudar-nos a resolver problemas com o PC, mas como solução para desligar sempre o computador por completo não é útil.
Desativar o Quick Launch
A opção Quick Start está habilitada por padrão no Windows 10. Mas, se quisermos, podemos desabilitá-la. Para fazer isso, o que devemos fazer é abrir o Painel de Controle do Windows 10, e lá ir para o diretório " Hardware e som> Opções de energia . " Uma vez aqui, clique em «Escolha o comportamento dos botões Iniciar / Desligar» que aparece à esquerda da janela.
Aqui podemos ver um novo menu de configuração do sistema operacional a partir do qual podemos configurar as opções de inicialização e desligamento do sistema operacional. Na seção "Configuração de desligamento", podemos ver as diferentes opções que podemos configurar. O que nos interessa, permitir que o Windows 10 desligue completamente, é " Ativar inicialização rápida ."
Por padrão, esta caixa estará marcada. Portanto, teremos que desativá-lo para desativar esse recurso. O Windows provavelmente nos pedirá permissões de administrador antes de desmarcar esta caixa. Se quisermos, também podemos aproveitar para desativar a opção "hibernar" para que não apareça no menu iniciar junto com as outras opções.
Execute um comando CMD para desligar o Windows
O comando "shutdown" nos permite desligar o computador a partir de qualquer janela de prompt de comando ou CMD. Este comando pode ser personalizado com uma ampla variedade de parâmetros, dependendo se queremos que ele faça uma coisa ou outra. Obviamente, um dos parâmetros oferece-nos a possibilidade de desligar totalmente o computador sem ter que recorrer a outras técnicas e sem desactivar o Quick Start.
Para fazer isso, o comando que devemos executar em nosso PC é:
shutdown /s /f /t 0
O parâmetro "s" indica que queremos desligar o PC, "f" que queremos forçar o fechamento de todos os aplicativos abertos e "t" o tempo de retardo, em segundos, até o desligamento (que, sendo zero, é instantâneo )
Ao executar este comando, o Windows 10 será encerrado completamente instantaneamente. E quando o ligarmos novamente, ele carregará o kernel do Windows novamente para resolver possíveis problemas.
Crie um atalho
Executar esse comando no CMD sempre é impraticável e nem um pouco intuitivo. Portanto, se gostamos desta opção, poderemos criar o nosso próprio atalho com o qual podemos desligar completamente o computador clicando duas vezes sobre um ícone.
Para fazer isso, o que devemos fazer é nos colocar no espaço onde queremos criar este ícone (por exemplo, na área de trabalho), clicar com o botão direito e escolher a opção « Novo> Atalho «. No local colocaremos o comando anterior, à medida que o executarmos no CMD, e escolheremos o nome que queremos dar ao novo atalho.
Pronto. Agora teremos um ícone em nossa área de trabalho que, ao ser clicado duas vezes, cuidará de desligar completamente nosso PC.
Use a tecla Shift ao desligar o PC
Outro truque que também é muito simples e rápido de lembrar e aplicar é usar a tecla shift da opção desligar no menu iniciar. Em vez de Iniciar> Desligar, o que podemos fazer para desligar o PC completamente em vez de "pela metade" é manter pressionada a tecla shift no teclado enquanto clicamos na opção de desligar o Windows.
Não veremos nada, mas o Windows detectará este pulso e, ao invés de realizar o desligamento preparado para o início rápido, procederá ao desligamento completo do PC. Na próxima vez que ligarmos o computador novamente, ele começará do zero.
Uma ótima alternativa no caso de você querer realizar desligamentos completos esporádicos, mas ainda usar regularmente a função Quick Start do Windows.
Sem comentários:
Enviar um comentário