Na semana passada, o Google lançou uma nova versão de seu navegador para todos os usuários: Chrome 87 . Essa nova versão do navegador tem como foco principal trazer um grande número de correções e otimizações internas, embora não tenha trazido grandes novidades para os usuários. Pelo menos a olho nu. Porém, depois de analisar as mudanças no Chromium pudemos descobrir uma novidade importante nesta nova versão do Windows 10: um novo leitor de PDF semelhante ao trazido pelo Edge, o navegador da Microsoft.
O Google Chrome é um dos navegadores da web que pode abrir todos os tipos de documentos PDF sem problemas. No entanto, seu visualizador de documentos é muito simples e básico, especialmente se o compararmos com o de outros navegadores, como o Edge. Isso fez com que o Google precisasse colocar baterias para que seus rivais não comessem o solo e deu início a uma renovação completa de seu visualizador de PDF.
Embora ainda não tenha sido concluído, o novo Chrome 87 esconde um visualizador de PDF renovado repleto de funções e recursos. A seguir veremos como é.
Alterações no visualizador de PDF do Chrome 87
A primeira das alterações que encontraremos neste visualizador de PDF renovado é um painel lateral semelhante ao que podemos encontrar no Adobe Acrobat ou Word. Neste painel encontraremos uma miniatura de todas as páginas do documento para que possamos localizar a página que necessitamos muito rapidamente.
Outra novidade importante é que, finalmente, temos um índice analítico . Graças a ela poderemos ver o índice do documento e ir rapidamente para a parte que desejamos com um único clique.
O Google também ativou a " visualização de duas páginas " em seu visualizador de PDF. Graças a isso, poderemos ler todo o documento de forma mais confortável na tela do PC. A barra de ferramentas superior agora está sempre visível e, a partir dela, finalmente seremos capazes de ajustar o zoom do documento com alguns cliques do mouse.
Ainda há várias coisas que precisam ser melhoradas neste visualizador de PDF. Por exemplo, o índice é muito confuso e caótico - nada a ver com o do Edge - e a visualização de página dupla não nos permite, por exemplo, separar a capa do documento do resto das páginas para que a leitura seja mais real ao de uma revista.
No entanto, o fato de o Google estar trabalhando neste visualizador de PDF renovado é uma ótima notícia. Estamos ansiosos para ver o resultado final.
Como ativá-lo
Este novo visualizador de PDF ainda está em fase experimental. Portanto, o Google decidiu levá-lo nesta versão 87 do Chrome desativado por padrão. No entanto, os usuários que desejam experimentar podem fazê-lo sem problemas com os recursos experimentais ou sinalizadores do navegador.
Para fazer isso, a primeira coisa que faremos é escrever na barra de endereço:
chrome://flags/#pdf-viewer-update
E vamos marcar este sinalizador como ativado. Reiniciamos o navegador e voila, quando ele reabrir teremos esse novo visualizador ativado para começar a testar suas mudanças e melhorias.
Sem comentários:
Enviar um comentário