Por que o FreeDOS está instalado no laptop?
Os fabricantes de laptops têm um acordo com a Microsoft que os impede de distribuir laptops sem sistema operacional . Isso tornaria a vida muito difícil para muitos usuários. Portanto, os fabricantes que desejam oferecer laptops mais baratos em troca da não licença do Windows costumam incluir sistemas gratuitos, como o Linux ou, mais comumente, o FreeDOS.
O principal objetivo de incluir este sistema operacional é que quando o usuário liga o laptop, ele pode realizar algumas tarefas básicas ao invés de ter que entrar na BIOS ou ver o erro de sistema operacional não encontrado . Como os laptops de hoje não possuem unidade de disquete, e a maioria nem possui reprodutor de DVD, este sistema está preparado para permitir o carregamento de qualquer conteúdo de um USB. Mas, como dizemos, é muito limitado.
A economia realmente vale a pena?
Como não vamos usar o FreeDOS com nosso novo laptop, o que vamos fazer, quase com certeza, é instalar outro sistema operacional, Windows ou Linux. Se vamos alugar uma distribuição Linux , como o Ubuntu, não teremos que nos preocupar com licenças de sistema operacional. Com o portátil com este sistema sendo um euro mais barato que o com a licença do Windows , já estaremos economizando. Além disso, deve-se levar em consideração que, por não trazer Windows, o laptop não vem com programas pré-instalados, por isso ganhamos privacidade.
Se quisermos instalar o Windows no novo laptop, devemos avaliar. Uma licença de retalho do sistema operativo custa entre 150 e 250 euros . Muito caro. No entanto, uma licença OEM pode ser encontrada online por entre 5 e 10 euros. E esta licença será tão válida quanto a que vem quando compramos um PC com o Windows pré-instalado. A diferença é que teremos que instalar o SO nós mesmos em vez de já tê-lo instalado. Claro, ao instalar o Windows 10 manualmente, evitaremos todo o adware que vem nos laptops.
Claro, devemos comparar muito bem os preços dos laptops. Existem modelos em que um computador com FreeDOS custa o mesmo, ou mais, que um modelo com Windows 10. E também pode acontecer que modelos sem sistema operacional tenham hardware diferente dos modelos Windows (por exemplo, mais RAM ou CPU diferente). Isso porque, embora salvemos a licença do Windows, o laptop não tem custos amortizados para o software que é instalado por padrão no sistema operacional da Microsoft. Portanto, não há muito espaço de manobra para economizar, e você tem que encontrar uma maneira de ajustar o preço.
No melhor dos casos teóricos, a diferença entre um portátil com Windows 10 e um sem sistema operativo deve rondar os 150 euros. Mas na prática, como veremos, não há muita diferença.
Como mudar de sistema operacional
A vantagem do FreeDOS é que ele ocupa apenas alguns megabytes no disco rígido. E não é nada intrusivo, então não teremos nenhum problema em fazer o que queremos com nosso computador. A única coisa que precisamos é ter uma memória USB com o sistema operacional que desejamos instalar para poder instalar o sistema que desejamos em nosso computador.
A maioria desses computadores é configurada para inicializar automaticamente a partir da porta USB, se houver uma conectada. Mas se não, podemos entrar no BIOS ou UEFI e alterar a ordem de inicialização para que carregue esta unidade primeiro. Além do mais, se tivermos conhecimento suficiente, podemos até mesmo executar o instalador do próprio FreeDOS, embora isso não seja recomendado.
Quando vamos instalar o sistema operacional, podemos escolher. Ou eliminamos todas as partições do PC, para dedicar 100% do espaço ao nosso novo sistema, ou podemos isolar a partição FreeDOS e salvá-la como um souvenir, dedicando o resto do espaço ao nosso Windows 10 ou à distribuição Linux que preferirmos.
Com Windows ou sem Windows, o que é melhor?
No final das contas, um laptop é um laptop e temos a liberdade de instalar qualquer sistema operacional que quisermos. No entanto, devemos levar em consideração alguns fatores. A primeira delas é que, embora virar as costas ao sistema operacional possa nos ajudar a economizar, nem sempre é assim. Devemos comparar muito bem o processador, a memória, o SSD e os gráficos para garantir que a diferença de preço corresponda ao mesmo laptop e não a outro que, além de não ter SO, é inferior.
Se tivermos conhecimento suficiente para instalar um sistema operacional do zero, podemos economizar a diferença em comprar o modelo com FreeDOS. Podemos até optar por um modelo com hardware superior ao mesmo preço. Porém, se não temos conhecimento suficiente para instalar Windows ou Linux do zero, e o que queremos é abrir a caixa, ligá-la e começar a usá-la, então a opção com FreeDOS não é para nós; melhor escolher um laptop que vem com o Windows instalado e sua licença correspondente.
Sem comentários:
Enviar um comentário