O setor de software que se refere aos navegadores de Internet não para de crescer com vários protagonistas à frente. Entre eles podemos destacar a proposta da Microsoft com Edge, Google Chrome ou Mozilla Firefox . Na verdade, nestas mesmas linhas vamos nos concentrar nesta última alternativa, pois acaba de receber uma atualização importante.
Deve-se ter em mente que neste caso estamos falando de um dos navegadores mais usados, embora ainda muito distante do software do Google . Na verdade, acaba de ser ultrapassado pelo novo Edge desenvolvido pela gigante Microsoft, por isso deve acordar. É justamente para isso que os desenvolvedores trabalham, tudo com o objetivo de aprimorar o programa a partir de novas atualizações, como é o caso.
Contamos tudo porque há apenas algumas horas, a empresa começou a lançar o novo Firefox 83. Como esperado, nesta nova versão encontramos algumas novidades interessantes e melhorias relacionadas à segurança , entre outras coisas. Lembre-se de que, no momento, é possível que nem todo mundo o tenha disponível para download ainda.
Isso é algo que você pode verificar no menu Ajuda / Sobre o Firefox, onde ele se atualiza. Mas caso isso não ocorra de momento, temos a possibilidade de utilizar os servidores FTP da empresa. Com isso conseguimos fazer o download manual da nova versão do Firefox, tudo a partir deste link .
Melhorias de desempenho no novo Firefox
Uma das seções que a Mozilla quis enfocar neste caso se refere diretamente ao desempenho do programa. Isso é algo que vem funcionando há muito tempo e neste momento a empresa garante que o desempenho de carregamento dos sites melhorou em até 15%.
Eles também nos dizem que a resposta desses sites é agora 12% mais rápida e o uso de memória RAM foi reduzido em até 8%. Com tudo isso consegue-se que economizamos uma boa quantidade de tempo ao navegar continuamente.
Vantagens do novo modo HTTPS
Por outro lado e em relação a outro dos pontos mais importantes, a segurança, o novo Firefox 83 inclui a opção de aceitar apenas conexões HTTPS . Isso ocorre quando este modo é ativado manualmente. Assim, o próprio navegador tenta atualizar qualquer conexão não HTTPS no processo e exibe uma tela de aviso se o site não puder ser carregado.
Se necessário, podemos continuar com o site HTTP de qualquer maneira ou cancelar a operação de upload. Digamos que esta é uma função que está desativada por padrão, mas que podemos ativá-la no menu Opções / Privacidade e segurança / modo HTTPS apenas. Aqui podemos escolher como a funcionalidade funciona. Podemos desativá-lo, ativá-lo para todas as janelas ou apenas para as privadas.
Isso nos oferece a vantagem de nos avisar se um site continua a usar HTTP e, por outro lado, tenta atualizar as conexões automaticamente.
Mudanças nas pesquisas do Firefox 83
Outra funcionalidade que foi melhorada aqui é a pesquisa interna do Firefox. Aqui, houve uma série de mudanças e melhorias. Assim, ao selecionar um ícone de pesquisa na barra de endereços que aparece na parte inferior em forma de lista, você acessa o modo de pesquisa desse motor e permite a exibição de sugestões . Além disso, você obtém o comportamento antigo mantendo pressionada a tecla Shift antes de clicar no ícone. Isso carregará o site de resultados imediatamente. Além disso, a barra de pesquisa inclui ícones para pesquisar favoritos, guias abertas ou o histórico de navegação.
Outras pequenas mudanças no novo Firefox da Mozilla
- O Firefox relata qual dispositivo ou tela é compartilhada em uma videoconferência .
- O zoom é compatível com dispositivos Windows com telas sensíveis ao toque.
- Agora, o modo Picture-in-Picture suporta atalhos de teclado para avançar e retroceder rapidamente.
- O novo Firefox suporta AcroForm para preencher, imprimir e salvar formulários PDF .
- A nova versão vem com várias correções de acessibilidade para leitores de tela.
Sem comentários:
Enviar um comentário