A nova versão do Windows 10 , atualização de outubro de 2020, ou 20H2 , já está conosco desde o final de outubro passado. Esta foi uma pequena atualização, com poucos novos recursos e muitas correções, para melhorar a experiência do usuário. E, embora a princípio não tenha havido problemas com esta nova atualização, existem bugs que, se não os tivermos controlados, podem sair muito caros. Eles podem até mesmo fazer com que percamos todos os nossos dados pessoais.
A nova versão 20H2 do Windows 10 é instalada automaticamente através do Windows Update. Se tivermos o PC atualizado, esta atualização ocupará menos de 100 megabytes e será instalada em apenas alguns minutos. No entanto, existem outras maneiras de atualizar seu PC para a versão mais recente. Uma delas é utilizar a Media Creation Tool, MCT, que nos permitirá realizar uma instalação completa do sistema operacional mantendo os dados e configurações.
Esta ferramenta permite-nos escolher se queremos guardar todos os nossos ficheiros e aplicações, se queremos apenas guardar os ficheiros e eliminar o resto ou se não queremos guardar nada. As opções são praticamente as mesmas que encontraremos, por exemplo, ao restaurar o Windows 10.
Se você usar a ferramenta de criação de mídia, perderá seus dados
Devido a um erro no Windows 10, os usuários que estão usando esta ferramenta para reinstalar a versão mais recente do Windows em seus computadores para as versões mais modernas estão percebendo que a única opção que o assistente permite é não salvar nada . Ou seja, a opção que irá apagar todos os nossos programas, dados e configurações para deixar o Windows como recém-instalado.
Não se sabe exatamente por que isso acontece. A Microsoft já está ciente do erro e espera-se que com os próximos patches de segurança, até dezembro deste ano, ele seja resolvido. Porém, por enquanto, teremos que morar com ele. Ou, se não, desinstale a atualização para reverter para a versão 2004.
A ferramenta de criação de mídia para ir da atualização de maio de 2020 para a atualização de outubro de 2020 funciona sem problemas.
Volte para o Windows 10 versão 2004
Se quisermos usar o MCT para reinstalar o sistema operacional, não o poderemos fazer a partir do 20H2, mas teremos que voltar para a versão 2004. Por ser uma atualização relativamente pequena, desinstalar o patch é muito simples e rápido.
O que devemos fazer é ir ao histórico de atualizações do Windows (podemos usar o mecanismo de busca para acessá-lo rapidamente) e procurar a atualização que corresponde ao 20H2. Especificamente, o patch que precisamos desinstalar é KB4562830 .
Depois de excluí-lo, reiniciamos o computador e, quando o Windows ligar novamente, estaremos usando o Windows 10 20H1, a versão 2004 do sistema operacional. Agora, a ferramenta de criação de mídia funcionará sem problemas. Podemos usá-lo para reinstalar o Windows 10 sem perder dados e aplicativos. Quando o processo de reinstalação for concluído, podemos atualizar manualmente para o Windows 10 versão 20H2 novamente.
Se a Microsoft finalmente resolver esse erro com os patches de dezembro para seu sistema operacional, poderemos usar essa ferramenta novamente sem nenhum problema.
Sem comentários:
Enviar um comentário