Um dos elementos fundamentais que devemos ter em nosso computador Windows é, sem dúvida, um bom visualizador de fotos. Embora o sistema operacional da Microsoft incorpore seu próprio visualizador, chamado Fotos, normalmente não é apreciado por um grande número de usuários devido à sua lentidão e por ser bastante limitado. Como alternativa, podemos usar um aplicativo chamado PicView , sobre o qual falaremos a seguir.
PicView, visualizador rápido com interface configurável
PicView é um programa gratuito e de código aberto para Windows com o qual podemos visualizar rapidamente todas as nossas fotos . Suas características incluem a capacidade de visualizar imagens, mesmo que compactadas, suporta formatos de quadrinhos, arquivos de imagens populares como BMP, JPG, PCX, RGA, WMF e RAW, entre outros.
Outro aspecto a ter em conta neste visualizador de fotos é a sua capacidade de editar aspectos básicos das nossas imagens , de modo que não é necessário ter que recorrer a outros programas. Desta forma, teremos disponível a capacidade de executar funções à mão livre, preencher, texto e lápis, virar, cortar, juntamente com desfazer e refazer. Também nos permite aumentar e diminuir o zoom, alternar para o modo de tela inteira, criar uma apresentação de slides, habilitar o modo de miniaturas ou fazer um corte em uma seleção para que a visualização da imagem alternativa mantenha as informações EXIF / IPTC.
Formatos compatíveis com PicView
- Arquivos compactados : 7z, 7Zip, ZIP, TAR, ISO, CAB, WIM, BZzip2 e RAR.
- Formato de imagem : JPG, JPEG, JPE, PNG, BMP, TIF, TIFF, GIF, ICO, WDP, JFIF, KTX, WEBP, WBMP, PSD, PSB, SVG, 3FR, ARW, CR2, CRW, DCR, DNG, ERF, KDC, MDC, MEF, MOS, MRW, NEF, NRW, ORF, PEF, PGM, PPM, RAF, RAW, RW2, SRF, X3F, BPG, CUR, CUT, DIB, EMF, EXIF, EXR, PCX, TGA, WMF, WPG, XBM, XPM, HDR, HEIC.
- Formato de quadrinhos: CBR, CB7, CBZ, CBT e XZ.
Simplicidade e eficiência suas principais armas
Depois de executar o programa, encontramos uma interface compacta, sem babados, com um tema escuro e uma pequena barra de ferramentas na parte inferior. O visualizador é totalmente em inglês, sem possibilidade de tradução para o espanhol, embora a maioria de suas funções sejam muito intuitivas. Abrir uma imagem é tão simples quanto arrastar e soltar diretamente em sua interface ou clicar no ícone em forma de pasta na barra de ferramentas.
Uma vez aberta a imagem, a janela mudará de tamanho dinamicamente , para se ajustar à resolução da imagem que abrimos. Na parte superior, encontramos a barra de título do visualizador de imagens onde podemos ver como o nome do arquivo aparece, bem como sua resolução e tamanho. Se usarmos os botões em forma de seta na barra de ferramentas ou as teclas de seta em nosso teclado, seremos capazes de navegar entre todas as imagens na pasta, embora a transição da imagem não tenha parecido tão fluida quanto poderíamos esperar.
Incorpora algumas ferramentas de edição
Se voltarmos para a barra de ferramentas, o ícone da galeria nos permite exibir as imagens em tela inteira ou em modo de janela como miniaturas. Também encontramos um ícone para criar uma apresentação de slides ou executar funções de rotação e inversão de imagem.
O PicView também possui um menu contextual disponível , ao qual podemos acessar clicando com o botão direito do mouse em sua interface. A partir deste menu podemos abrir ou salvar imagens, ver arquivos recentes, ordená-los por nome, tamanho, data, formato ou último acesso. No menu de configuração (configurações), podemos mostrar ou ocultar a interface e alternar para um modo de loop automático. Outras opções disponíveis são a possibilidade de definir uma imagem como papel de parede, visualizar a pasta onde se encontra a imagem, copiar, colar ou eliminar uma imagem, bem como visualizar as suas propriedades.
Se clicarmos no ícone de engrenagem na barra de ferramentas, podemos controlar a velocidade do zoom, o temporizador do slide e o comportamento da ferramenta de pesquisa. Também podemos configurar a interface do usuário, como alterar o tema entre branco e escuro. Por último, o ícone da varinha mágica contém algumas funções de edição, com a possibilidade de escolher entre 26 filtros de imagem.
Baixe o PicView gratuitamente
O PicView é um programa de código aberto e, portanto, totalmente gratuito que podemos baixar na página do GitHub. O software está disponível em versão de instalação e portátil . Este último nos permite executá-lo sem a necessidade de instalação de qualquer dispositivo de armazenamento externo, como um pendrive ou cartão de memória. Além disso, não produz alterações no Registro do Windows.
Sua última versão disponível até o momento é a v.1.1 correspondente a 12 de outubro de 2020 . Além disso, possui inúmeras versões anteriores em um curto espaço de tempo, o que demonstra bem a política de atualizações e melhorias por parte de seus desenvolvedores.
Alternativas para PicView
Se estamos procurando um programa rápido e gratuito para visualizar nossas fotos, propomos algumas alternativas ao PicView a serem levadas em consideração:
XnView
Este programa de visualização de fotos é um dos mais populares e usados. Destaca-se por ter compatibilidade com mais de 500 formatos de imagem, como JPEG, PNG, TIFF, PSD, WEBP, JPEG2000, OpenEXR, câmera RAW, HEIC, PDF, entre outros. Ele também tem a capacidade de ajustar a cor, alterar o tamanho da imagem, editar os metadados (IPTC, XMP), cortar a foto, etc. XnView é uma ferramenta totalmente gratuita que podemos baixar de seu site oficial .
ImageGlass
É um visualizador de imagens , caracterizado por ser leve, versátil e gratuito, destinado a computadores Windows. Suporta mais de 70 formatos compatíveis , entre os quais se destacam GIF, SVG, HEIC, RAW ou PSD. Inclui também um conversor de imagens, bem como a possibilidade de enviar fotos para o Facebook, alterando a cor de fundo ou definindo o tamanho máximo para um arquivo de miniatura. ImageGlass é um visualizador de fotos totalmente gratuito que podemos baixar de seu site .
Sistema operativo | janelas |
---|---|
Tipo | Visualizador de imagens |
línguas | Inglês |
Tamanho | 74 MB |
Preço | Livre |
O melhor
- Versão de instalação ou portátil
- Veja fotos mesmo quando comprimidas
- Compatível com formato de quadrinhos
O pior
- Em inglês
- Não melhora sua competição
PONTUAÇÃO GERAL
Sem comentários:
Enviar um comentário