GNR, PSP e ANSR: Atenção ao telemóvel ao voltante - Portugal 2021

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GNR, PSP e ANSR: Atenção ao telemóvel ao voltante

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 O telemóvel é hoje um gadget que faz parte do nosso dia a dia. No entanto, o telemóvel ao volante também tem sido responsável por muitas mortes.

​A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam hoje a Campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2020.

GNR, PSP e ANSR: Atenção ao telemóvel ao voltante

A decorrer entre os dias 10 e 14 de dezembro, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do manuseamento do telemóvel durante a condução.

A campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar” integrará uma componente de sensibilização, levada a cabo pela ANSR, assim como operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP.

GNR, PSP e ANSR: Atenção ao telemóvel ao voltante

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:

Dia 10 de dezembro:

  • A5, Lisboa/Cascais, saída São Domingos de Rana
  • Aeroporto de Faro
  • Rotunda EN125/EN396, Loulé

Dia 11 de dezembro:

  • Rotunda da Força Aérea, Beja
  • Rossio de São Brás, Évora

Dia 14 de dezembro:

  • Circular Externa, Montijo

O Plano Nacional de Fiscalização, enquadrado no Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária – PENSE 2020, o qual tem como desígnio “Tornar a Segurança Rodoviária uma prioridade para todos os Portugueses”, prevê a realização de campanhas de sensibilização em simultâneo com operações de fiscalização, em locais onde ocorrem regularmente infrações que representam um risco acrescido para a ocorrência de acidentes.

Consequências do uso de telemóvel ao volante:

  • Diminuição da capacidade de vigilância e dispersão da atenção;
  • Durante os primeiros cinco minutos de conversação, a probabilidade de ter um acidente é seis vezes maior;
  • Aumento da dificuldade em descodificar e memorizar sinais, perdendo informação essencial para uma condução segura;
  • Descuido das regras de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos;
  • Perda da noção da distância de segurança em relação ao veículo da frente, sendo difícil de ajustá-la consoante o trânsito;
  • Abandono dos sinais de mudança de direção, o que pode ser perigoso tanto para o condutor como para os outros utentes da via;
  • Má avaliação da velocidade;
  • Redução do campo de visão;
  • Tendência para não parar nas passagens de peões;
  • Aumento do stress por atender ou telefonar;

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