Entre as funções que atribuímos ao nosso computador, está a de armazenar todo o tipo de imagens para poder visualizá-las confortavelmente a qualquer momento. Para isso precisaremos de um programa adequado, como o Photos, que vem incorporado por padrão no Windows 10, mas que normalmente não é bem valorizado pelos usuários devido à sua lentidão. É por isso que é interessante procurar uma alternativa de terceiros rápida e leve como o Nomacs , da qual falaremos a seguir.
Muitos usuários só precisam de um programa para visualizar as imagens e editá-las facilmente. E para isso não precisamos de ferramentas pesadas de edição. Geralmente, o que estamos procurando é um aplicativo que seja leve e o mais rápido possível, com alguns recursos adicionais que podem lhe dar mais valor e funcionalidade para situações esporádicas. Esses são os principais recursos do programa que vamos descrever.
Nomacs, visualizador simples com ferramentas adicionais
O Nomacs é um visualizador de imagens gratuito e de código aberto que pode ser usado no Windows, Mac OS e Linux. Suporta os formatos de imagem mais comuns, incluindo formatos RAW e PSD . O aplicativo possui widgets semitransparentes que nos permitem exibir informações adicionais sobre a fotografia, como miniaturas, metadados ou histogramas. Além disso, permite que você pesquise imagens hospedadas em arquivos zip ou documentos do Microsoft Office que podem ser extraídos para um diretório. Além disso, inclui um painel de navegação de arquivos que não permite alternar entre as pastas.
Em qualquer diretório que abramos com o Nomacs, podemos realizar a filtragem de arquivos , de forma que nos mostre apenas as imagens de determinados nomes ou formatos de arquivo. Ter uma ativação do cache nos permitirá alternar instantaneamente entre as diferentes imagens. Teremos também um editor básico com o qual podemos ajustar o brilho, saturação, contraste, tom, alcance e exposição das imagens. Além disso, possui um recurso exclusivo, como a sincronização entre várias instâncias, que permite comparar facilmente duas imagens apenas ampliando ou sobrepondo-as com uma opacidade diferente.
Visualize e edite suas fotos de forma rápida e confortável
Assim que rodamos o Nomacs, seu menu principal aparece com uma interface que à primeira vista nos lembra de outros visualizadores de imagens, embora seja totalmente em inglês . Isso é algo que trará muitos usuários de volta. Ao inserir, podemos arrastar e soltar imagens ou pastas dentro de sua interface ou usar a guia "Arquivo" ou usar os ícones da barra de ferramentas.
Para navegar entre as diferentes imagens podemos usar o teclado ou o mouse, podendo customizar os atalhos de teclado já que possui muitas opções a este respeito. A navegação é rápida, mesmo entre fotos grandes. Talvez possamos detectar um ligeiro atraso entre as cargas, mas dificilmente será perceptível, pois só poderemos percebê-lo se prestarmos muita atenção a ele.
Na guia "Editar", podemos configurar pequenos ajustes como copiar, colar, excluir, girar 90 graus no sentido horário ou anti-horário, desfazer e refazer. Também possui a ferramenta "Atalhos de teclado", que nos permitirá configurar diversos atalhos de teclado. Além disso, possui um menu de configurações (configuração) a partir do qual podemos fazer ajustes de cores e aplicar diferentes opções de configuração.
Faça ajustes nas fotos
Desde a secção «Ajustes», Nomacs oferece-nos a possibilidade de realizar um ajuste automático da imagem, invertê-la, rodá-la ou rodá-la. Também podemos redimensioná-lo, alterar o limiar, cor de fundo, matiz e saturação, exposição, alterar o tamanho da linhagem, cortar uma imagem, entre outras funções. No separador «Ver» podemos ver as imagens em ecrã inteiro, fazer zoom para ajustar, ampliar ou reduzir a imagem, alterar ou alternar a opacidade, bloquear a janela, etc.
A possibilidade de sincronização é outra das características mais interessantes do Nomacs, pois nos permite controlar múltiplas instâncias do programa simultaneamente. Basicamente, o que nos permite é comparar duas imagens lado a lado. Isso permite que qualquer ação que realizemos em um seja realizada automaticamente no outro. Desta forma, podemos ampliar, rolar ou carregar arquivos diferentes usando esta função.
Dentro da pasta «Ferramentas», encontraremos outros recursos adicionais que o Nomacs incorpora. Entre eles, o processamento em lote pode ser muito útil . Podemos usar esta função para redimensionar todas as imagens selecionadas, girá-las ou invertê-las, recortá-las, alterar o nome do arquivo adicionando texto ou números e converter o formato para outro tipo de imagem.
Conclusões
O Nomacs é um visualizador de imagens rápido e fluido que possui um bom conjunto de recursos adicionais que o destacam de outros visualizadores semelhantes. Embora eles não sejam suficientes para mudar para ele se já usamos um visualizador de fotos rápido, pode ser uma boa opção considerar se até agora só usamos Fotos como visualizador de fotos padrão. Pois, com este programa ganharemos em velocidade e opções adicionais que podem ser úteis em determinados momentos.
Baixe o Nomacs gratuitamente
Nomacs é um programa de código aberto sob a licença GNU, portanto, é totalmente gratuito e pode ser baixado diretamente de seu site . Tem uma versão de instalação e uma versão portátil . Isso nos permite executá-lo a partir de qualquer dispositivo de armazenamento externo, como um pendrive, sem a necessidade de instalá-lo no computador. Além disso, é compatível com o Windows nas versões XP, Vista, 2000, 7, 8 e 10 para sistemas de 32 e 64 bits.
A última versão disponível para Nomacs é a 3.16 correspondente a 17 de julho de 2020 , por isso tem uma boa política de atualização e suporte de seus desenvolvedores.
Alternativas para Nomacs
Se estamos procurando um visualizador de imagens leve, rápido e gratuito, propomos algumas alternativas ao Nomacs para levar em consideração.
IrfanView
Este programa se destaca por ser um visualizador de imagens completo, leve e rápido, compatível com mais de 90 formatos de imagem. Ele também oferece suporte para arrastar e soltar, TWAIN, deslizamento automático de fotos, conversor de formato e visualização de diretório completo. Além disso, permite converter as imagens para outros formatos diferentes do original, sendo altamente personalizável graças à quantidade e variedade de plugins disponíveis. Podemos baixar o IrfanView gratuitamente no site do desenvolvedor.
Visualizador de fotos da Apowersoft
Esta ferramenta se destaca por ser compatível com formatos populares como JPG, PNG, BMP, PSD, CRD, RAW, entre outros. Também oferece compatibilidade com o formato HEIC e nos permite realizar pequenas funções de edição. Além disso, tem a capacidade de abrir arquivos PDF, portanto, não precisaremos de outro programa adicional para visualizá-lo. O Apowersoft Photo Viewer é um visualizador de imagens gratuito que podemos baixar de seu site .
Sistema operativo | Windows, Linux e Mac |
---|---|
Tipo | Visualizador de imagens |
línguas | Inglês |
Tamanho | 98,3 MB |
Preço | Livre |
O melhor
- Rápido, leve e portátil
- Compatível com formatos RAW e PSD
- Veja as fotos armazenadas em arquivos zip e Microsoft Office
O pior
- Estar em inglês torna difícil de usar
PONTUAÇÃO GERAL
Sem comentários:
Enviar um comentário