É quase impossível dizer que seu computador nunca precisará de uma manutenção. Aqui no Sayro Digital já mostramos como criar uma partição Recovery, no entanto era necessário usar algumas ferramentas de terceiros para esse fim. Nesse artigo vamos abordar outras formas de criar uma partição de fábrica (ou Recovery) perfeita.
Qual necessidade?
Por exemplo, você formata seu computador ou da sua empresa, daí instala todos os programas e faz todas as configurações. Isso dá trabalho, mais se você cria uma partição Recovery poderá ela quando essa máquina não quiser subir Windows por algum motivo. Assim sua partição Recovery poupará você do grande trabalho de configurar tudo de novo.
PowerShell
Usando o PowerShell com apenas um comando você pode criar uma imagem recovery do sistema e usar assim em um eventual problema no seu PC. Imagem do sistema? Sim ela não é diferente da Partição recovery, no entanto no final desse tutorial vamos mostrar como criar uma partição recovery com Windows PowerShell.
Requisitos
Você pode usar um pen drive com grande capacidade, Hd externo ou uma partição separada criada apenas para esse fim. Nota; esse procedimento deve ser feito com computadores cuja sistemas de arquivos esteja no modo backup automático. Para saber mais sobre backup automático veja o vídeo abaixo. O backup automático transfere os dados do usuário para uma partição separada, não sendo o disco “C”, assim quando o sistema for restaurado o usuário não perderá seus arquivos.
Nesse exemplo vamos usar um HD externo, assim coloque ele na máquina. O cenário já está definido, o PC está em modo backup automático, e o disco “C” tem apenas os programas e configurações do Windows. Nota; você pode criar o backup numa partição do próprio disco, por exemplo o disco local D ou E. Tudo pronto, abra o PowerShell como administrador, copie o comando abaixo.
wbAdmin start backup -backupTarget:E: -include:C: -allCritical -quiet
Note que a letra comando deve ser substituída, observe a linha de comando backupTarget, depois dele você pode trocar a letra da unidade que vai receber o backup no exemplo eu coloquei “E”. Pressione Enter e aguarde.
Nesse exemplo criamos o Backup no HD externo, o tamanho ficou mais de 18GB de arquivo final, isso é devido os programas instalados, lembrando que os arquivos estavam em outra partição, se não essa imagem seria muito maior.
Fazendo restauração
Para fazer a restauração você pode usar o DVD do Windows, ou esperar que o computador acione a reparação. Exemplo o Windows não está mais subindo, assim basta ficar desligando e ligando ele novamente até ele entrar na tela de reparação, onde as opções poderão ser acessadas. No exemplo abaixo solução de problemas.
Clique em opções avançadas.
Por fim selecione a opção recuperação da imagem do sistema.
Avance.
Clique em concluir. E aguarde o computador ser restaurado. Lembrando que algumas informações serão necessárias. Nos passos seguintes.
Modo avançado
O modo avançado começa já na hora da formatação, na tela de particionamento onde aconselhamos você criar três partições. A primeira para o disco C, onde Windows, programas e jogos serão instalados. A segunda será para o backup dos seus arquivos. E por fim temos a terceira partição que será utilizada para criação da partição Recovery (partição de fábrica). É como diz o subtítulo, modo avançado se tiver alguma dificuldade veja o primeiro vídeo no link acima, e segundo vídeo no link abaixo.
Dica; veja esse exemplo, se o HD for de 1TB crie o disco C com 120Gb~180Gb (leve em consideração o cliente dono desse PC, se ele instala muita coisa e jogos essa quantidade pode ser boa ou muita, isso deve ser avaliado por você), em seguida crie uma partição de 30Gb, automaticamente o restante você cria a partição onde seus arquivos vão ficar.
Dica; a partição recovery deve ter de 20 há 30Gb, porque? Isso vai depender de quantos programas ou jogos você vai instalar, além de considerar o tamanho real do HD. Em nosso exemplo a partição recovery terá 20GB.
Preparando sistema
Agora depois de formatar o computador vamos preparar as coisas principais. Primeiro crie o backup automático de seu computador, como criarmos três partições, uma delas terá seus arquivos como já explicado acima. Então vamos tirar os dados da partição C e colocar na partição criada somente para isso. Para não alongar o tutorial “escrito” veja o vídeo acima, assista do primeiro minuto até o sexto, pois o mesmo mostra como criar o backup automático.
Segunda etapa é trabalhar na partição recovery, como já criamos ela na hora da formatação, agora só precisamos atribuir uma letra a ela. Clique com botão direito do mouse sobre o ícone de meu computador>gerenciar. Clique com botão direito sobre a partição que criamos para ser a recovery, depois em alterar letra da unidade e caminho.
Clique no botão alterar, depois clique na seta mostrando a letra da unidade, escolha de preferência a letra A ou B, clique ok, ok e feche o gerenciador.
Agora que mudamos a letra da unidade, vamos usar o comando do PoweShell para criar a partição recovery. Dica; já tenha tudo no seu sistema já configurado, exemplo, drivers, configurações, office, programas etc. você pode usar esse comando aqui para diminuir o tamanho da instalação do Windows. Cuidado! não instale muita coisa pois a instalação do Windows junto com as configurações feitas não pode passar dos 20~30Gb que definimos para a partição recovery.
PowerShell
Tudo pronto, abra o PowerShell como administrador, copie o comando abaixo.
wbAdmin start backup -backupTarget:E: -include:C: -allCritical -quiet
Note que a letra comando deve ser substituída, observe a linha de comando backupTarget, depois dele você pode trocar a letra da unidade que vai receber o backup no exemplo eu coloquei “A ou B”. Pressione Enter e aguarde.
Ocultando partição
Depois do PowerShell vamos ocultar a partição recovery, para isso pesquise e abra o executar do Windows, digite nele gpedit.msc e pressione Enter. Na janela seguinte siga o caminho mostrado na imagem abaixo, achando a opção “oculta estas unidades especificas em meu computador” clique duas vezes.
Por padrão ele vai vim não configurado, seleciona a opção Habilitado, em opções clique na seta e selecione restringir apenas unidades A e B, por fim clique em ok.
Resumo
Com isso terminamos nossa tarefa, partição recovery oculta para ninguém excluir e vírus não interromper, backup automático pronto, assim você poderá restaurar seu computador quando for necessário e seus dados vão ficar intactos, e não será necessário fazer backup automático outra vez enquanto essa partição recovery estiver habilitada. Por fim toda vez que você restaurar seu computador a partição recovery não estará oculta, assim basta ocultar ela novamente que tudo estará ok, mesmo se você não ocultar ela continuará funcionando.
Sem comentários:
Enviar um comentário