A última atualização do Windows 10 (2004) está repleta de melhorias consideráveis, no entanto, os bugs persistem em assombrar muitos usuários. Recentemente o site WilderSecurity relatou um problema que muitos usuários tem enfrentado, o problema em questão tem relação direta com discos SSDs, o Windows está otimizando todos os dias esses discos, e isso pode não ser muito bom para o driver.
Onde está o Bug?
O que se ocorre é bastante simples (até a edição desse artigo a Microsoft ainda não corrigiu essa que pode ser uma falha) a manutenção automática do Windows faz todos os dias algumas checagens no sistema o que inclui otimizar ou desfragmentar unidades. O problema está relacionado aos discos SSD, quando a manutenção automática otimiza esses discos a próxima verificação não deveria otimiza-los novamente, o Windows não está fazendo o registro que informaria o próprio sistema que o disco em questão já foi otimizado no dia anterior. Veja na imagem abaixo que a otimização foi feita as 14:51 do dia 17-06-20.
Já na imagem abaixo, menos de 24 horas depois o sistema de desfragmentação do Windows informa que o disco “precisa de otimização”.
Más otimizar os discos SSDs não causa problema! Na verdade, isso é algo muito relativo, visto que Windows apenas otimiza o TRIM e não desfragmenta. No entanto, fazer isso constantemente não é bom para driver, assim esse bug do Windows pode fazer o disco perder aos poucos vida útil (o que não acontece da noite para o dia, talvez leve meses, anos etc).
Otimização manual
Primeiro vamos desabilitar a função da manutenção automática que otimiza os discos. Abra o menu do Windows e digite “Desfragmentar” clique para abrir o aplicativo nativo do sistema.
Ao abrir o desfragmentador clique em “alterar configurações”.
Agora clique “escolher”.
Na tela exibida desmarque as unidades SSDs, clique ok. Pronto, com isso a manutenção do sistema não irá mais otimizar o TRIM desses discos. No entanto, é muito importante você otimiza-los a cada sete dias ou quinze dias. Veja nos passos abaixo!
Usando programas
Acima você conferiu como funciona a manutenção automática do Windows, o que inclui o desfragmentador nativo do sistema, talvez você até o use. No entanto, é possível ir além disso e realmente otimizar ou desfragmentar seus discos SSDs. Em nosso exemplo vamos usar o programa Defraggler da Piriform, baixe-o aqui.
Ele é bem fácil de usar, veja na imagem abaixo depois de abrir o programa que se você selecionar o disco SSD e clicar em “Analisar” o programa irá mostrar uma porcentagem de arquivos Fragmentos no disco (guia Fragmentado). No exemplo abaixo apenas 8% dos arquivos estão Fragmentados, ou seja, apenas otimizar o TRIM desse disco é o suficiente.
Em outro cenário se o disco após a analise informar uma alta taxa de arquivos Fragmentos, e você perceber que seu sistema anda lento ao copiar arquivos, iniciar o Windows etc. Você pode tentar apenas otimizar o TRIM, se mesmo assim a taxa de arquivos fragmentados continuar alta o melhor seja desfragmentar o disco por completo.
Fica a pergunta posso realmente fazer isso? A resposta é sim, no entanto, nunca é recomendado, pois disco sólidos não precisam ser desfragmentados, apenas em casos raros como já mencionados no parágrafo acima, também o usuário não deve fazer dessa prática algo corriqueiro, se julgar necessário faça apenas uma vez, com intervalos bem grandes.
Sem comentários:
Enviar um comentário