A Linguagem e Comunicação no Meu Dia a Dia - Portugal 2021

Header Ads Widget

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

A Linguagem e Comunicação no Meu Dia a Dia

Share This

 



Página1

A Linguagem e Comunicação no Meu Dia a Dia

Situações da Vida

Procuro e consulto

informações de

diferentes maneiras

(jornais, revistas,

documentos oficias

legislação, televisão,

internet, junto de

instituições e serviços.

Habitualmente entro na internet para ver e postar

vários artigos nos meus blogues,

http://abylyto.blogspot.com/ , http://abylyo66.blogspot.com/

abro o MSN e vejo quem tem para conversar quando

estou com paciência , confiro meus emails, visito os

blogues linkados nos meus blogues, leio as noticias do

principalmente de Portugal, Confiro as novidades para

download de programas para PC, músicas, filmes etc.

Ouço música, Faço entrega de IRS via internet, faço

alguns pagamentos tais como água, luz, gás TV cabo

etc. Na televisão vejo telejornais essencialmente e um

filme ou outro, pouco mais, leio alguns jornais de

desporto.

Recolho informações de

diferente natureza

(oralmente, por escrito,

por códigos,..)

Recolho informações pela TV principalmente nos

telejornais e por vezes em alguns anúncios publicitários,

pela rádio, também junto de amigos e familiares, e

também via telefonicamente.

Escrevo textos

pequenos e médios

(cartas, postais,

recados ou bilhetes,

pequenos anúncios,

episódios, etc.)

Normalmente escrevo alguns textos nos meus blogues

nomeadamente, a fazer algumas criticas de politica, de

desporto e também comentários de carácter pessoal.

Anualmente escrevo também alguns postais de

aniversário, para alguns amigos e familiares mais

próximos e de tenra idade, como por exemplo para a

minha sobrinha, que tem onze Anos. Por vezes deixo

recados escritos na cozinha, para a minha mulher,

normalmente a deixa-la informada de algum

comportamento menos bons dos nossos animais

nomeadamente do nosso gato.

Faço jogos de (palavras

cruzadas, anagramas,

charadas, etc.)

Por norma não tenho o habito de fazer qualquer tipo de

jogos deste tipo, primeiro por não gostar e depois por

não ter muito tempo disponível.

Preencho documentos

ou formulários

Já preenche vários formulários, como contratos de agua,

luz, gás, agua, TV cabo, cartão multibanco, IRS, etc.

um formulário é um questionário - um documento onde

colocam uma série de perguntas, para que as pessoas

respondam.

Faço listas de compras,

de bens para um

seguro, etc.

Sim eu e a minha mulher temos sempre a nossa lista de

compras com todos os produtos básicos. Verificamos o

que temos em falta na despensa e no frigorifico e

elaboramos a nossa lista de compras, antes de irmos ao

supermercado.


Página2

Respondo por escrito a

questionários.

Sim por vezes respondo questionários sobre

personalidade avaliam as minhas preferências

comportamentais, questionários sobre personalidade,

respondo aos censos que servem para: através dos

dados dos Censos é possível obter, para cada nível

geográfico, uma "fotografia" dos indivíduos e das suas

condições de habitabilidade. Deste modo, ficamos a

saber: Quantos somos? Como somos? Onde vivemos?

Como vivemos? Os dados dos Censos, sobre a população

e a habitação são, assim, fundamentais para identificar,

por exemplo: O número de escolas, creches, lares de

idosos que são necessários; Onde se devem construir as

vias de comunicação, os hospitais, etc.; Como distribuir

os fundos pelas Câmaras Municipais. Um questionário é

um instrumento de investigação que visa recolher

informações baseando-se, geralmente na inquisição de

um grupo representativo da população em estudo. Para

tal, coloca-se uma série de questões que abrangem um

tema de interesse para os investigadores, não havendo

interacção directa entre estes e os inquiridos.

Atendo o telefone e

anoto uma mensagem

Como sou um pouco esquecido sempre que me

telefonam a dar algum recado ou a marcar algum

encontro com datas e horas definidas anoto sempre a

mensagens, para não me esquecer.

Copio receitas ou anoto

instruções.

Por norma que se encarrega dessa tarefa é a minha

mulher, que para alem de ter variadíssimos livros de

receitas também vai á Net copiar algumas em sites para

esse efeito como por exemplo:

http://www.receitasemenus.net/

http://www.maisreceitas.com/

http://www.1001receitas.com/

http://www.moo.pt/receitas/tag/bolo/

http://www.petiscos.com/

http://www.nestle.pt/cozinhar/

http://www.gastronomias.com/receitas/

Conto histórias e relato

episódios oralmente.

Sim por vezes principalmente em convívio familiar,

Vou deixar aqui um trecho de uma lenda árabe,

UMA ANTIGA LENDA ÁRABE

Conta uma antiga lenda que na Idade Media um homem

muito religioso foi injustamente acusado de ter

assassinado uma mulher.

Na verdade, o autor era pessoa influente do reino e por

isso, desde o primeiro momento se procurou um "bode

expiatório" para acobertar o verdadeiro assassino.

O homem foi levado a julgamento, já temendo o

resultado: a forca.

Ele sabia que tudo iria ser feito para condena-lo e que

teria poucas chances de sair vivo desta história.

O juiz, que também estava combinado para levar o

pobre homem a morte, simulou um julgamento justo,

fazendo uma proposta ao acusado que provasse sua

inocência.

Disse o juiz: sou de uma profunda religiosidade e por


Página3

Conto histórias e relato

episódios oralmente.

isso vou deixar sua sorte nas mãos do Senhor:

vou escrever num pedaço de papel a palavra INOCENTE

e no outro pedaço a palavra CULPADO. Você sorteara um

dos papéis e aquele que sair será o veredicto.

O Senhor decidirá seu destino, determinou o juiz.

Sem que o acusado percebesse, o juiz preparou os dois

papéis, mas em ambos escreveu CULPADO de maneira

que, naquele instante, não existia nenhuma chance do

acusado se livrar da forca.

Não havia saída.

Não havia alternativas para o pobre homem.

O juiz colocou os dois papéis em uma mesa e mandou o

acusado escolher um.

O homem pensou alguns segundos e pressentindo a

"vibração" aproximou-se confiante da mesa, pegou um

dos papéis e rapidamente colocou na boca e engoliu.

Os presentes ao julgamento reagiram surpresos e

indignados com a atitude do homem.

"Mas o que você fez?" E agora? Como vamos saber qual

seu veredicto?"

"É muito fácil", respondeu o homem.

"Basta olhar o outro pedaço que sobrou e saberemos

que acabei engolindo o contrário."

Imediatamente o homem foi liberado.

MORAL DA HISTORIA:

Por mais difícil que seja uma situação, não deixe de

acreditar ate o ultimo momento.

Saiba que para qualquer problema há sempre uma

saída.

Não desista, não entregue os pontos, não e deixe

derrotar.

Persista, vá em frente apesar de tudo e de todos, creia

que pode conseguir.

Formulo perguntas ou

coloco questões.

Por habito sem qualquer problema nem orgulho quando

me desloco para algum lugar que não conheço,

facilmente procuro encontrar alguém que me indique o

que eu procuro, uma rua, uma instituição qualquer, um

estabelecimento, ou qualquer outra coisa.

Comunico, iniciando o

diálogo ou participando

nesse diálogo.

Sempre que estou entre amigos, familiares, colegas de

trabalho, vizinhos ou pessoas conhecidas, e que estejam

a ter uma conversa de algum tema que eu esteja

informado á cerca dele, tento entrar nessa conversa e

divulgar tudo o que sei, sobre esse mesmo tema.

Exponho planos, ideias

ou divulgo produtos.

Nunca participei em nenhuma divulgação de produtos ou

qualquer outra coisa.


Página4

Defendo os meus

pontos de vista,

utilizando argumentos e

justificações.

Sou orgulhoso até dizer chega, defendo os meus pontos

de vista e convicções com unhas e dentes, argumentar é

defender um ponto de vista ou opinião com as razões

que me levaram a aceitá-lo (explicar os motivos por que

penso de dada maneira e não de outra). Assim, não

basta apenas afirmar algo, é necessário justificá-lo e é a

esta justificação que chamo argumentação.

A argumentação é fundamental para construirmos as

nossas ideias e opiniões. Primeiro, porque não

conseguimos descobrir qual é a melhor tese

(ideia/opinião), de entre várias, apenas através das suas

conclusões (a conclusão é a afirmação que justificamos

com os argumentos/razões). É então necessário

compreender os argumentos para encontrar a conclusão

que melhor se encaixa nos nossos ideais e valores.

Para alem disso, argumentar é uma forma de investigar,

uma vez que quando desenvolvemos um argumento (ou

o aceitamos ou recusamos) é necessário informarmo-nos

acerca do assunto em causa.

Argumentar é ainda a forma de explicar e defender a

conclusão. Ao explicitarmos os argumentos estamos a

tentar convencer as outras pessoas do nosso ponto de

vista, disponibilizando-lhes dados para pensarem por

elas mesmas e formarem a sua opinião.

Apresento reclamações

ou faço exposições

acerca de uma situação

injusta ou decisão que

me tenha penalizado

Sempre que sou alvo de um mau atendimento ou de

uma situação injusta recorro á reclamação, como já me

aconteceu numa pastelaria, onde eu tinha pedido uma

sandes á funcionária, que estava a fazer o troco de um

outro cliente e de seguida foi-me fazer a sandes sem

que ao menos tivesse lavado as mãos, eu disse-lhe não

queria a dita sandes pelo motivo de falta de higiene.

como fiz a reclamação pedi o livro de reclamações e

preenchi a folha da seguinte forma e cuidados.

Usei uma esferográfica (para que a queixa não possa ser

apagada) e escrevi de forma legível. Fiz um rascunho

numa folha à parte, para que a reclamação final fosse o

mais concisa e objectiva possível. Depois de indicar qual

o estabelecimento em causa com o (nome e morada),

identifique-me correctamente (com o meu nome,

morada e número de bilhete de identidade e referi os

motivos que me conduziram à reclamação, bem como a

data e a hora em que fiz a queixa. Guardei toda a

documentação que comprova o objecto da reclamação a

factura, bem como a cópia da queixa a que tenho

direito. Procurei também obter uma testemunha que

comprova aquilo que eu alego.

Dou ordens e

orientações com

clareza, de modo a que

os outros as

compreendam.

No meu dia a dia profissional tenho que dar ordens e

orientações porque trabalho em equipa e no meu sector

está me encarregue distribuir tarefas diárias perante os

outros colaboradores, e ao faze-lo tento ser o mais

explicito possível e bastante claro para que ninguém

fique com duvidas, mas se as houver estou sempre

pronto dar as explicações que me forem colocadas.


Página5


Compreendo as ordens

ou orientações

recebidas.

Sempre que alguém me dá alguma ordem ou orientação

tento ser bom receptor de maneira que quando for por

em pratica alguma destas ordens, o possa fazer sem

duvidas ou mal orientado.

Sou capaz de transmitir

aos outros ordens ou

orientações.

Sem qualquer duvida transmito aos outros qualquer

ordem ou orientação o mais explicito possível para que

essas pessoas quando o fizerem não tenham duvidas, no

trabalho na rua em casa etc.

Falo em geral, sobre

um acontecimento,

uma doença, uma

alegria, uma viagem,

descrevendo, com

maior ou menor

pormenor, pessoas,

lugares, paisagens,

sentimentos,

sensações, situações

especiais, etc.

Conto em seguida um acontecimento que marcou a

minha vida, Tinha por volta dos meus vinte cinco anos.

Foi a fase mais dura da minha vida. As palavras ditas, os

gestos, a música que passara, tudo isto ficara gravado

na minha memória. Ao ver aquela pessoa que significara

tanto para mim a ir embora, a afastar-se de mim e a

sair da minha vida fiquei com o meu coração destruído.

Foi uma revolta em mim enorme, afastei-me de toda

gente que me rodeava, tinha vergonha de mim por

achar que a culpa de tudo que acontecera ser minha.

Suportei isto sem a ajuda de ninguém, tinha muita

gente a querer-me ajudar, sabia que ninguém ia

perceber o que estava a sentir, sabia que tinha que ser

eu a mentalizar-me que chegou ao fim. Custou-me

muito passar por isto. Ainda hoje passado dezoito anos

não falo com ninguém sobre este assunto pois ainda me

custa um bocado mentalizar-me desta perda. Por muitos

caminhos que uma lágrima possa levar, por muitos

sentidos que a dor possa ter, a dor do fim é a que mais

custa. Porque antes do fim, havia a esperança de poder

atrasar esse final. Antes do fim, sabia que a chama

ainda não estava apagada. Antes do fim, havia em mim

a esperança de poder mudar o final, o desfecho de tudo.

Por muito dolorosas que sejam as dores da saudade, da

distância, da angústia, do abandono, da traição,

nenhuma se compara à dor do fim. Porque este é o

último estado da dor, depois disso nada dói, depois disso

tudo o que doía morre. Sim, a dor do fim é a que mais

custa. Ter que me convencer que acabou, que não há

nada que eu possa fazer e que perdi alguém essencial

para mim dói e custa. É um momento de luto, porque

algo morreu efectivamente, seja uma pessoa ou um

sentimento ou uma ilusão. Porque enquanto vivia na

ilusão ganhava tempo para dar conta da realidade, e

essa ingenuidade fazia-me feliz.

Mas depois, quando a dor do fim se abate sobre o meu

peito, e num último sopro de esperança solta-se uma

lágrima, a última por essa causa já tão perdida, caiu e

hoje percebo que o fim é apenas a passagem para um

novo capítulo. E aceito que o fim chegou. Levanto-me,

eu e o meu orgulho para construir uma nova vida.

Porque apesar de a dor do fim ser a mais difícil de

suportar, não há nada que eu possa fazer e a minha

vida continua. Pai! porque m abandonas-te?!” 


Página6

Exponho ideias. Coloco

questões para uma

audiência alargada.

Já passeai por uma situação onde tinha que expor as

minhas ideias e colocar questões para uma audiência

alargada, fui administrador de condomínio do prédio

onde vivo, que é composto por quarenta e dois

inquilinos e quatro lojas, por esse motivo nas reuniões

de condóminos eu era o orador e exponha as minhas

ideias perante todos os presentes.

Recolho imagens

(fotografias, postais,

desdobráveis, bilhetes,

noticias, recordações

etc.) com a intenção de

guardar na memória

acontecimentos

importantes.

Por habito recolho vários artigos para poder recordar

mais tarde.

Tenho uma câmara fotográfica, e por isso sempre tiro

fotos, de tudo! Família, acontecimentos, ambientes,

paisagens.

Por exemplo, tiro fotos do lugar que eu moro, para daqui

dez anos, ver as fotos e me lembrar como era.

Fotos de parentes, fotos da minha casa, animais, enfim,

tudo.

Porque tudo um dia muda, e é bom poder ver uma

fotografia e lembrar de como as coisas eram,

principalmente quando estamos tristes e queremos nos

lembrar de momentos bons da nossa vida.

Ainda hoje guardo tos os bilhetes que eu e a minha

namorada, que é hoje a minha esposa trocávamos,

guardo também bilhetes se cinema, concertos, viagens,

visitas a museus e guardo ainda recados que eu e a

minha mulher escrevemos um ao outro em casa no dia a

dia.

E assim por vezes é bom ir aos nossos arquivos e

recordar acontecimentos do passado.

Carta à Minha Esposa

A expectativa é grande por conhecer o teu coração.

A vontade de te encontrar estremece meu ponto de

equilíbrio, mas anseio por você.

As vezes busco identificar teu rosto enquanto oro por

sua segurança,

mas não consigo vê-la, pelo menos não em imagem.

Consigo sentir o teu coração, sei que estas só, sei que

choras por mim, saiba que eu também choro por ti.

Anseio te encontrar, ó minha amada.

Quando falo com nosso Deus, sei que ele tem um

momento reservado a nós dois, onde eu te olharei nos

olhos e te reconhecerei como minha esposa.

Eu cuidarei de ti, não vou te deixar faltar nada, te

servirei com amor, e te afirmarei como a mulher mais

linda e amável que existe, e teu coração se encherá de

ternura, eu te farei feliz.

Meu coração está em preparação, está sendo

confrontado para te amar verdadeiramente. Em muitas

coisas eu errei e agi precipitadamente, espero que

possas me perdoar, o meu Pai me perdoou.

Anseio pelo dia do nosso casamento, eu chorarei muito,

pois anseio por esse dia com todo meu coração. Esse dia

será dedicado a ti. Ali naquele altar, perante todas as

pessoas, eu declararei o meu amor e cuidado por ti,


Página7

Recolho imagens

(fotografias, postais,

desdobráveis, bilhetes,

noticias, recordações

etc.) com a intenção de

guardar na memória

acontecimentos

importantes.

declararei que em tudo, eu e Deus, iremos te suprir.

Quero que nesse dia que te sintas completamente

amada e certa de que tudo isso irá te acontecer.

Sei que temos diferenças, mas quero ama-las. Quero

poder rir de nossos momentos juntos e dessas coisas

que nos fazem diferentes.

Quero mostra-te os lugares mais lindos desse mundo,

também meus lugares preferidos, onde, por varias vezes

esperei e sonhei contigo.

Hoje eu quero te dizer: Não chores, Deus está te

protegendo, eu confio nele, e sei que nada te faltará.

Logo nos encontraremos, e então eu cuidarei

pessoalmente de ti.

Eu te amo do fundo do coração…

Organizo e arquivo

documentos e

informações.

Porque gosto por em pratica todos os meus princípios,

todos os meus documentos estão organizados em micas

e colocados em dossiês, num móvel que adquiri para

esse mesmo efeito, tais como: IRS, facturas, de

compras e pagamentos de agua, luz, gás, Tv cabo, entre

outros.

Escuto os outros e

compreendo o que

dizem, nas mais

diversas situações (no

trabalho, no médico,

em programas da

televisão, entre amigos,

nas cerimónias

religiosas).

Sempre que estou numa entrevista ou numa reunião ou

vou a uma consulta médica tento estar o mais presente

possível e com atenção.

Por exemplo se vou a uma consulta médica o medico no

decorrer da consulta vai me dando alguns concelhos aos

quais eu acato e compreendo, como o receituário de

alguns medicamentos que me possa receitar, “as tomas

diárias” ou algum exame que me indique para fazer.

Leio revistas e jornais.

Sim leio algumas revistas e jornais, tais como: Expresso,

Diário de Notícias, Correio da Manhã, A Bola, Record,

Visão, Automotor, PC Guia.

Conheço e utilizo

adequadamente

provérbios ou outros

dizeres populares.

Sim, por vezes ponho em pratica o uso de alguns

provérbios, tais como: "Há três coisas na vida que nunca

voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e

a oportunidade perdida." "Não há pior inimigo que um

falso amigo" “A boda e a baptizado, não vás sem ser

convidado” “A cavalo dado não se olha o dente” “Água

mole em pedra dura tanto bate até que fura”…

Ocupo alguns dos meus

tempos livres com a

leitura.

Sim gosto de ler principalmente antes de apagar a luz

para dormi, o livro que estou a ler é, Título: O Vício em

Lisboa — Antigo e Moderno Autor: Fernando

Schwalbach, fica aqui um pouco do livro. «Quantas

dúzias de vezes se tem ventilado este assunto? Difícil, se

não impossível, se torna dizê-lo ao certo, pois que sem

conto já são. No entanto é sempre novo, sempre

palpitante, sempre da actualidade, pois que o vício

nunca teve tempo ou idade, é sempre novo, sempre

moderno. Vão morrendo as sacerdotisas já muito usadas

como a Antónia Moreno, a Monte verde, as mais

altamente cotadas; a Lavradeira e outras do vício baixo,

se por acaso há altura numa coisa que começa e acaba

sempre da mesma forma, seja no bordel da clássica


Página8

Ocupo alguns dos meus

tempos livres com a

leitura.

meia porta, ou naquela a que dá ingresso a escada

atapetada e as salas alcatifadas. Tanto ulula o vício num

desconjuntado leito de ferro, que geme e chora a sua

desdita ao mais pequeno solavanco,» como na cama à

Luís XV, acobertado pela brancura nívea dos cortinados

que, quem sabe, feitos às vezes para encobrir a nudez

que um sonho indiscreto deixa profanar dum corpo de

virgem, acabam por tapar, não o corpo da mulher que

se vende, mas a vergonha do homem que a compra!...

Já lá vai o tempo em que nesses templos de amor se

queimavam não nuvens de incenso, mas montões de

notas, aos pés das suas sacerdotisas; em que do vício se

fazia um luxo caro, em que um sorriso, uma pequena

carícia, um leve beijo, custava às vezes uma fortuna!

Hoje não. O vício de hoje não tem a mesma subtileza

daquele que há anos atrás tantos leões da moda

arruinou, em que para bem amar era preciso bem jogar;

nesse tempo quem com mais sangue frio deixava

escorregar pelo pano verde das mesas de jogo, que

sempre havia nesses templos, das 11 da noite até sol

fora, era aquele que mais probabilidades tinha da

vitória. O dinheiro ganho pela banca às algibeiras delas

ia parar; não eram elas quem o pediam, isso era banal,

eram eles que lho davam, perdendo-o. A cocote chic de

outro tempo não pedia nunca, ganhava sempre, ou

numa nega forte da roleta, ou numa dama de porta

quando carregado era o ás que não vinha senão tarde e

a más horas. [...]»

Já elaborei um

desdobrável ou um

cartaz.

Sim já elaborei Vários cartazes e desdobráveis sou

impressor Gráfico. Um Cartaz ou um desdobrável é um

importante elemento de comunicação e informação. A

escolha dos elementos que o compõem, o seu grafismo

e cores influenciam a forma como é visto e

compreendido pelo público o correcto uso das

fotografias, elementos gráficos, cores e textos determina

toda uma dinâmica que quando bem sucedida prende e

cativa a atenção do observador levando-o a interessarse

pelo seu conteúdo.

Comunico por gestos ou

por sinais.

Por norma quando circulo numa estrada á noite e me

deparo com um acidente, faço sempre sinais de luzes

para os outros condutores que viajam em sentido

contrario para terem alguma precaução e reduzirem a

velocidade.

Interpreto diferentes

sinais (trânsito, dentro

de um edifício, etc.)

Sei interpretar qualquer sinal de transito ou outros

como: Sinais verticais; Marcas rodoviárias; Sinais

luminosos; Sinalização temporária; Sinais dos agentes

reguladores do trânsito; Sinais dos condutores.

Sinalização de segurança e de saúde no trabalho.

Outra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages