Cidadania e Empregabilidade - Portugal 2021

Header Ads Widget

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Cidadania e Empregabilidade

Share This

 


Página1

Cidadania e Empregabilidade

Situações da Vida

Ajudo ao diálogo e

entendimento entre

pessoas.

Sim. Por vezes quando assisto a uma conversa entre

colegas de trabalho ou amigos e eu noto que não se

estão a entender, por qualquer motivo, eu tento

apaziguar as coisas, propondo as minhas ideias e

sabedorias. E nas relações pessoais dos colegas

costumam aparecem alguns atritos com as chefias e

tento sempre que essas situações se resolvam através

do diálogo e com muita tolerância.

Participo em questões

educacionais (vida

escolar dos filhos,

actividades culturais,

desportivas, cívicas…).

Sim. Basicamente quando a minha filha era de tenra

idade apenas participei em questões educacionais,

nomeadamente fazendo parte da Associação de Pais do

Jardim de Infância, no sentido de serem encontradas as

melhores condições para a frequência das crianças neste

Jardim Infantil.

Faço a separação dos

lixos domésticos.

Sim. Com a ajuda da minha esposa e com a colocação

de um ecoponto junto á minha residência, tento fazer a

minha parte para a melhoria do ambiente, que nos dias

de hoje é uma das áreas que realmente vale a pena

lutar.

Colaboro na defesa da

saúde pública.

Sim. Eu e a minha família temos a vacinação actualizada

e em dia, para evitarmos sermos contaminados por

algumas doenças ou contaminar os próximos. Também

já dei sangue a pedido, e por minha autoria, para que

com o meu contributo pudesse ajudar alguém.

Assumo

responsabilidades em

problemas sociais e na

procura das suas

soluções.

Os problemas sociais sendo de natureza diversas

afectam uma mesma pessoa ou grupo de pessoas,

situadas, em geral, no mesmo espaço social. Essa é uma

maneira de ver os problemas sociais que ainda não

ocasionou mudanças nas práticas de solucioná-los, pois

cada política social tem um olhar próprio de ver os

problemas sociais e de encaminhar solução. Esse

processo desconsidera o cidadão na sua totalidade e tão

pouco os serviços públicos, pois estes são oferecidos de

maneira fragmentada. Como não uma maneira integrada

de ver os problemas, consequentemente, sua solução

não passa por uma gestão integrada dos serviços

públicos…

Participo em iniciativas

de defesa dos direitos

(humanos, do trabalho,

do ambiente, da

segurança).

Sempre que estou descontente com alguma coisa

referente a condições de segurança, falta de

pagamentos de ordenados, participo sempre em todas

as iniciativas, como aderir a uma greve ou manifestarme

junto das autoridades competentes. Ministério do

trabalho, ACT ou através de um sindicato.

Participo na vida

associativa (nas

assembleias gerais e

nos actos eleitorais,

contribuo para o bom

nome da associação,

colabora para atingir os

seus objectivos, etc.).

Com frequência participo em assembleias de condóminos

do prédio onde vivo, sempre que á eleições eleitorais,

cumpro sempre o meu dever cívico, já participei num

peditório nacional para as Cáritas, para recolher

donativos para poderem apoiarem famílias mais

desfavorecidas, e já participei em manifestações de rua

promovidas pelos sindicatos, para demonstrar o meu

descontentamento com algo ou a respectiva promoção

em relação a matérias públicas.


Página2

Participo, de modo

responsável e cívico, na

vida da comunidade

(colaboro com a

autarquia, escola,

paróquia, escuteiros,

movimentos, sociais,

associações, etc.)

Não, dado o facto da minha vida pessoal não o permitir,

para já.

Como descrevi acima já participei Associação de Pais do

Jardim de Infância, onde a minha filha estava colocada.

Avalio os objectivos, as

condições e riscos dos

meus projectos.

Por norma antes de dar um passo na questão laboral,

como sair de uma firma e ir para uma outra, avalio

sempre as condições em que me encontro e as

promessas da que será suposto eu ir, ao nível

monetário, condições de trabalho, ambiente e

localização.

Coordeno projectos ou

actividades.

Costumo programar todo o tipo de festas,

nomeadamente os aniversários e as festas religiosas

(Natal e Páscoa), entre outras que surjam

ocasionalmente. A nível profissional já organizei, quando

necessário, reuniões com a Administração e festas de

confraternização entre os colegas que comigo

trabalhavam como a festa anual para os colaboradores e

familiares dos mesmos.

Dirijo ou anima um

grupo ou organização.

Já pertence nomeadamente à Associação de Pais que

atrás referi, mas nunca dirigi a mesma. Já organizei

alguns torneios de futebol de salão com amigos e

colegas.

Adapto-te a situações

novas ou inesperadas.

Sim, neste momento tive que adaptar a uma situação

inesperada que é eu ao fim de trinta anos de trabalho

agora me encontrar no desemprego, o que não é fácil.

Tomo iniciativas

pessoais, profissionais e

sociais, programo

actividades.

Costumo ter as minhas ideias muito claras, mas sou

tolerante e respeito as ideias dos outros, a todos os

níveis.

Tento compreender o

ponto de vista dos

outros.

Sei relacionar-se no trabalho com colegas e

responsáveis, cumprindo as normas profissionais.

Relaciono-me no

trabalho com colegas e

responsáveis,

cumprindo as normas.

Sim, nunca misturo as minhas relações pessoais com as

profissionais.

Cumpro as regras de

higiene e segurança no

trabalho. Alerto a

entidade patronal paro

o cumprimento dessas

regras.

Sim. A Administração da empresa regularmente

proporcionava aos funcionários formação profissional ao

nível da higiene e segurança no trabalho.

Conheço as principais

instituições com as

quais tenho de me

relacionar (segurança

social, serviços de

emprego, saúde,

justiça, policia,

finanças,…).

Sim. Costumo recorrer, sempre que preciso, ao centro

de saúde, segurança social e finanças, e sempre com o

conhecimento dos meus direitos e deveres.


Página3

Recorro a essas

instituições no uso dos

meus direitos e

deveres.

Sim. Costumo recorrer, sempre que preciso, e sempre

com o conhecimento dos meus direitos e deveres.

Sou sindicalizado e sei

usar os meus direitos.

Sim, e conheço alguns dos direitos fundamentais dos

trabalhadores, nomeadamente quanto ao direito à

remuneração, subsídios de Férias e Natal, bem como

férias e dias de faltas justificadas para apoiar e

acompanhar os meus descendentes.

Trabalho em equipa

cooperativamente.

Sim, dada a natureza das minhas funções profissionais

de impressor de offset trabalho em equipa com outros

colegas.

Outra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages