Conforme o tempo passa e a tecnologia avança, a potência de nossos equipamentos e programas aumenta em paralelo. É por isso que usamos cada vez mais soluções de software mais avançadas, dependendo de nossas necessidades. É o caso do programa de que vamos falar nestas linhas, Grepy .
Dizemos tudo isso porque da mesma forma, com o passar do tempo e o uso do computador, acumulamos uma enorme quantidade de arquivos armazenados nas unidades de disco. Portanto, a localização de determinado conteúdo é cada vez mais complexa. É verdade que podemos ser pessoas organizadas e colocar os próprios arquivos correspondentes, catalogados em pastas que mostram seu uso ou utilidade. Mas é claro que o número desses elementos, se por exemplo trabalhamos no Windows , não para de crescer.
No início, uma organização de conteúdo deficiente não precisa afetar nosso trabalho diário com o computador. Mas o problema certamente virá mais tarde, quando tivermos que encontrar algo. Será então quando jogarmos nossas mãos na cabeça vendo os milhares de arquivos que temos que enfrentar para localizar, por exemplo, um tópico específico. É por isso que, nestas mesmas linhas, vamos falar de uma proposta interessante na forma de um programa que pode ser muito útil.
Além do mais, em certos setores como o desenvolvimento de aplicativos ou automação de escritório, este é um programa que certamente nos fará economizar muito tempo. É sobre a solução chamada Grepy que falaremos mais profundamente a seguir.
Quais são as vantagens e utilidade do Grepy no Windows
Em primeiro lugar, aqui vamos dizer que temos uma aplicação open source cujo código fonte está disponível na plataforma Github. Desta forma, se tivermos um pouco de conhecimento em desenvolvimento de software, podemos dar uma olhada no código interno do programa. Mas passemos ao que realmente nos interessa aqui, que é outra coisa que a utilidade que ela é capaz de nos oferecer.
Bem, para nos dar uma ideia aproximada, digamos que o Grepy é na verdade um utilitário para ambientes Windows que nos permite pesquisar rapidamente cadeias de texto específicas em arquivos de texto salvos. Desta forma, encontramos um pequeno e simples programa que oferece funções de busca de texto em arquivos. Isso é feito usando expressões regulares que definimos anteriormente.
Claro, este sistema de pesquisa nos apresenta uma série de resultados que são exibidos em uma janela. Nele, para facilitar, mostra-nos o texto do arquivo antes e depois da correspondência detectada. Isso, como você pode imaginar, nos permitirá ver a string de texto que realmente nos interessa, de uma forma muito mais direta. Também é importante saber que temos uma interface de usuário limpa e intuitiva, sem muitas complicações. Isso nos permite realizar as pesquisas que comentamos de forma mais rápida.
Iniciando o Grepy para pesquisar arquivos
Assim, para começar a trabalhar com o programa como tal, a primeira coisa que fazemos é baixá-lo e instalá-lo no PC com Windows . Então será quando encontrarmos a interface do usuário à qual estávamos nos referindo. Portanto, para realizar uma nova busca de strings nos arquivos, primeiro devemos defini-la, então clicamos em Buscar. Esta é uma opção de menu que encontramos na parte superior da interface, que nos leva à janela de personalização.
Em princípio, temos que definir três campos básicos. Primeiro, a seqüência de caracteres sobre a qual queremos realizar a pesquisa. A seguir devemos indicar os tipos de arquivos nos quais queremos fazer a consulta, por exemplo * .txt. E para finalizar teremos que indicar ao programa a pasta do disco na qual pesquisar. Neste ponto, você deve saber que o próprio Grepy salva as expressões de pesquisa, tipos de arquivo e caminhos usados anteriormente. Eles são acumulados em uma lista suspensa para que possamos reutilizá-los rapidamente mais tarde.
Configure o Grepy para adaptar sua operação
Como podemos ver, a implementação do programa em si não apresenta complicações. É por isso que pode ser muito útil mesmo para usuários com pouca experiência nesses assuntos. A tudo isso podemos acrescentar que as opções de configuração do aplicativo são bastante escassas. Isso facilita seu uso para o usuário a pé, mas o limita no caso dos mais avançados.
Com tudo e com isso, temos alguns parâmetros de personalização que encontramos na opção do menu Opções. Digamos que nele teremos a possibilidade de selecionar a fonte na qual o texto contido nos arquivos resultantes será exibido . Obviamente, isso nos ajudará a ver melhor as cadeias de caracteres que realmente nos interessam.
Ao mesmo tempo, teremos a possibilidade de selecionar outro editor de texto para abrir esses arquivos com seus correspondentes strings encontrados.
Alternativas para Grepy
WildGen: este é um programa para Windows que também será muito útil na hora de encontrar strings de texto em nossos arquivos. Para usufruir desta solução, basta fazer o download deste link . Aqui podemos pesquisar conteúdos tanto em arquivos de texto como naqueles pertencentes aos mesmos programas que instalamos.
Como baixar Grepy gratuitamente
Bem, no caso de termos decidido aproveitar ao máximo o programa de que falamos antes, diga que é uma solução de código aberto . Isso significa que não teremos que pagar um único euro para poder usar as funções que ele nos oferece. Além disso, dificilmente ocupa espaço em disco, nem consome recursos do sistema operacional.
Portanto, para poder utilizá-lo no seu computador, basta fazer o download deste link .
Sistema operativo | janelas |
---|---|
Tipo | Sistema |
línguas | Inglês |
Tamanho | 1 Mb |
Preço | Livre |
O melhor
- O número de formatos de arquivo que ele suporta
O pior
- Quase não tem opções de configuração
PONTUAÇÃO GERAL
Sem comentários:
Enviar um comentário