Tanto a segurança como a privacidade dos dados que nestes tempos tratamos no Windows, tornaram-se primordiais. Existem várias razões para tudo isso, começando pela enorme quantidade de dados pessoais e sensíveis que tratamos, armazenamos e compartilhamos.
Esses dados aos quais nos referimos podem ser de vários tipos, desde arquivos pessoais ou de trabalho, informações confidenciais, fotos e vídeos próprios, senhas, credenciais de acesso, etc. Portanto, devemos tomar certas precauções para nos ajudar a lidar com tudo isso da maneira mais segura e sensata. Devemos também ter em mente que nunca foi tão fácil e ao nosso alcance proteger nosso computador com segurança.
É verdade que os ataques estão se tornando mais poderosos, complexos e importantes, mas as formas de nos protegermos também. Portanto, só temos que ser um pouco cuidadosos e ao mesmo tempo cautelosos ao trabalhar com o PC baseado em Windows no dia-a-dia . De facto e por tudo isto, nestas mesmas linhas vamos falar de uma série de medidas que pode tomar para manter o seu PC mais seguro.
Em primeiro lugar, diga que para isso de que estamos falando, você não precisa ser um especialista em informática ou ter grandes conhecimentos na área. Basta fazer algumas medições precisas e pensar em alguns dos movimentos que costumamos fazer online .
O que fazer para proteger o seu computador Windows desde o início
Em primeiro lugar, algo básico e também simples é manter tudo atualizado e sempre atualizado. Elementos como o próprio Windows, os aplicativos instalados nele e os drivers do sistema entram em jogo aqui. Desta forma, algo que normalmente é feito de forma automática, não estaremos expostos a vulnerabilidades .
Por outro lado, é aconselhável ter um software de segurança ou antivírus que nos proteja em segundo plano. Se não queremos pagar por nenhum, o Windows Defender, antivírus do Windows 10 , hoje é mais do que confiável para cumprir sua missão, e sem nenhum custo adicional. Devemos também tomar alguns cuidados ao navegar na Internet, coisas básicas que nos manterão seguros.
Devemos baixar conteúdo apenas de sites confiáveis, sem páginas estranhas, além de não acreditar em nenhum presente que nos foi dado para acessar um site. Ninguém dá nada na Internet, muito menos um iPhone de última geração ou uma viagem ao Caribe. Além disso, devemos sempre tentar usar senhas seguras e robustas, e se não conseguirmos lembrar todas elas, usar um gerenciador de senhas nos ajudará.
Da mesma forma, não podemos confiar em mensagens de e-mail que chegam até nós de fontes desconhecidas, especialmente com anexos estranhos ou promoções suspeitas. Tudo isso geralmente não é mais vírus camuflados que procuram infectar o PC . Claro, apesar de todos os cuidados que tomamos, podemos ter azar e ser infectados. Portanto, ter um backup de todos os nossos dados ou uma imagem de disco salva nunca fará mal.
Sem comentários:
Enviar um comentário