A maioria dos usuários de PC em todo o mundo, no momento, opta por usar o Windows 10 como sistema operacional . Estamos falando de um software que ao longo dos anos, desde o seu lançamento em 2015, não parou de evoluir. É por isso que no momento temos um sistema robusto e poderoso que convence a maioria no dia-a-dia.
É claro que está repleto de funções e recursos que realmente fazem com que o sistema Microsoft nos ofereça tudo o que precisamos. É verdade que ainda existem muitos usuários que se recusam a migrar para esta versão do Windows . Os motivos são muito variados, desde a privacidade, passando pela loja de aplicativos que ela integra, ou os aplicativos UWP pré-instalados. Estas são apenas algumas das razões pelas quais alguns preferem continuar trabalhando com o Windows 7 ou Windows 8.1 , por exemplo.
A isso podemos adicionar os erros que muitas das atualizações lançadas por Redmond causam em alguns computadores. Na verdade, este é um dos grandes problemas que a gigante do software enfrenta, como já comentamos em inúmeras ocasiões.
Alguns motivos pelos quais o Windows 10 pode travar
Claro, ninguém gosta que seu computador não funcione corretamente devido a uma falha do sistema operacional, ou que não funcione diretamente. Isso é algo que pode acontecer em muitos casos, e até de forma inesperada. Mas o motivo de tudo isso nem sempre é questão da Microsoft, mas um uso indevido do software , ou um ataque externo, também pode causar sérios problemas ao Windows 10.
É por isso que, quando chega o caso desagradável, podemos dizer que há muitas razões pelas quais vamos ligar repentinamente o computador, mas o Windows não inicia. Sem dúvida, o transtorno que podemos suportar é importante, seja em casa ou no trabalho. É então quando nos lembramos de todos os dados que armazenamos nele e do que não fizemos uma cópia de segurança . Mas não vamos nos deixar levar pelo desespero se nos deparamos com essa suposição, pois em muitas ocasiões, ela tem solução .
Especificamente com isso, o que queremos dizer é que temos a possibilidade de fazer o Windows iniciar se não o fizer pelo método convencional. O que isso fará é nos dar a chance de fazer o sistema funcionar corretamente novamente. Pode ser que tenhamos sido afetados por um vírus ou que um arquivo do sistema tenha sido danificado. Também conseguimos deletar algo importante que não devemos tocar, para que o próprio Windows não seja capaz de iniciar o PC sozinho. Assim, vale ressaltar que abrir uma janela de prompt de comando pode nos ajudar muito.
Como iniciar o Windows em modo de segurança
Desta forma que comentamos, teremos a possibilidade de tentar reparar qualquer arquivo danificado no sistema, ou restaurar uma cópia de segurança ou imagem que tenhamos guardado. Por tudo isso, nestas linhas vamos mostrar como iniciar o prompt de comando caso o Windows 10 não inicie normalmente. Assim, uma vez que tenhamos o prompt de comando, também conhecido como linha de comando, na tela , podemos executar determinados comandos. Isso pode ser muito útil ao tentar reparar os arquivos de sistema danificados mencionados acima. Sirva como exemplo de que podemos executar o comando chkdsk , entre outros. Também podemos restaurar um backup sistema caso isso não resolva nada.
Bem, neste ponto e para acessar uma janela de prompt de comando no Windows 10, vamos ver como fazer isso. A primeira coisa no caso que nos preocupa que o PC não inicie apenas pressionando o botão correspondente , é pressionar repetidamente a tecla F5, Shift F8 ou F8. Isso é algo que pode variar em alguns computadores , mas geralmente é o mais comum para inicializar o sistema no modo de segurança.
Em seguida, estamos em uma tela como se fosse instalar o Windows do zero, então clicamos em Avançar. Isso nos levará a outra janela onde encontramos duas opções, uma central Instalar agora e outra abaixo que diz Reparar o computador. No caso que nos interessa agora, optamos pelo segundo.
Na tela que vamos encontrar a seguir, veremos que temos várias opções. Aqui veremos um botão Continuar, outro chamado Solucionar e desligar o computador, então clicamos em Solucionar .
Acesse o prompt de comando se o Windows 10 não inicializar
Lembre-se de que a janela que vamos encontrar a seguir será muito útil em muitas ocasiões. Isso se deve principalmente ao fato de que a partir deles podemos realizar tarefas interessantes em um sistema operacional danificado. Digamos que a partir daqui teremos a possibilidade de resolver os problemas de inicialização automaticamente, desinstalar as atualizações mais recentes, restaurar o sistema a um ponto anterior, recuperá-lo através de uma imagem ou acessar o prompt de comando .
Como você pode ver, tudo isso foi colocado aqui para nos ajudar caso o Windows 10 não inicie. Também temos várias possibilidades para que possamos usufruir das que mais nos interessam em cada caso.
Com tudo e com isso, no caso que nos preocupa no momento, como é evidente teremos que optar por clicar no botão Prompt de Comando. Nesse momento será aberta uma janela com a funcionalidade comentada para que possamos começar a trabalhar ou tentar reparar o equipamento. E é que a partir daqui poderemos utilizar alguns dos comandos integrados no próprio Windows para resolver os problemas que surjam.
Sem comentários:
Enviar um comentário