Problemas com ícones do Windows? Este truque os resolve - Portugal 2021

Header Ads Widget

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Problemas com ícones do Windows? Este truque os resolve

Share This

 Solução de problemas de ícones do Windows 10

São os ícones que nos permitem identificar facilmente todos os programas e arquivos que temos no PC. Cada programa tem seu próprio ícone, assim como as pastas e até mesmo cada um dos atalhos que criamos no PC. Cada programa tem seu próprio ícone, que geralmente está dentro do executável ou em um arquivo .ico próximo a ele. E os atalhos normalmente usam esse mesmo ícone, embora possamos escolher se queremos dar o nosso próprio. E embora todos os ícones possam ser bonitos, com certeza já vimos como alguns desaparecem, quebrando a estética do sistema. Isso se deve a um problema com o cache .

Bluebella AU Carregar todos os ícones constantemente no sistema levaria a uma perda considerável de desempenho. Portanto, em vez de ter que carregar esses ícones o tempo todo, o Windows 10 faz uso do que é conhecido como « cache de ícones» . Esse cache é como um pequeno banco de dados no qual armazena cada um dos ícones e os deixa associados a um arquivo específico.

Desde os dias do Windows 95, o cache de ícones é freqüentemente corrompido. Por este motivo, é muito fácil constatar que, de repente, aparecem alguns ícones junto a aplicações que não correspondem, ou como alguns programas aparecem com o típico "ícone genérico" a branco.

Ícones ruins no Windows 10

A falha do cache de ícones do Windows 10 é inevitável. Mas se soubermos os truques certos, poderemos consertá-lo, em segundos, sem nem mesmo ter que reiniciar o PC.

Um comando simples para redefinir o cache do ícone no Windows 10

O Windows 10 inclui uma ferramenta que nos permite redefinir o cache de ícones de forma muito rápida e simples: o ie4uinit. Para isso, basta abrir uma janela "Executar" no Windows com o atalho de teclado Win + R (ou digitando "executar" na barra de pesquisa) e digitar o seguinte:

ie4uinit.exe -show 

Limpar ícones ie4uinit do cache

Veremos instantaneamente como todo o cache de ícones é limpo (notaremos que todos os ícones desaparecem) e, no momento em que todos esses ícones reaparecem. E agora eles estarão bem associados.

Como fazer em versões anteriores ao Windows 10

Se em vez do Windows 10 estivermos usando uma versão anterior do sistema operacional, como 8, 7 e até Windows XP, esta ferramenta ainda está presente no sistema operacional, só que o parâmetro é diferente. Em vez de adicionar "show" ao final, teremos que executá-lo da seguinte maneira:

ie4uinit.exe -ClearIconCache

Da mesma forma, todo o cache será limpo e reconstruído, acabando assim com quaisquer problemas que possam surgir com os ícones do Windows.

Redefina o banco de dados de ícones com CMD

Se por algum motivo o comando anterior não funcionar para nós, também podemos recorrer a outros truques simples que, de modo geral, nos permitirão fazer o mesmo. No final das contas, tudo isso se baseia na exclusão do arquivo "IconCache.db" que está dentro do diretório AppData / Local da pasta pessoal.

Para fazer isso a partir do CMD, por exemplo, o que temos que fazer é abrir uma janela de terminal, com permissões de Administrador, e executar os seguintes comandos, um após o outro:

  • taskkill / IM explorer.exe / F
  • CD / d% userprofile% / AppData / Local
  • DEL IconCache.db / a

Depois de executar o terceiro comando, o arquivo de cache do ícone será removido do PC. Agora, a única coisa que resta a fazer é abrir o gerenciador de tarefas do Windows 10 (Control + Shift + Esc) e abrir uma nova instância de "explorer.exe" para recarregar o navegador, a área de trabalho e regenerar o banco de dados de ícones.

Redefina o cache do ícone com um clique duplo

E se eu tiver o mesmo problema com frequência, preciso executar tudo isso manualmente? Se queremos automatizar tudo e ter um acesso direto à mão que nos permita restaurar esta base de dados, poderemos fazê-lo com muita facilidade.

De ie4uinit

O arquivo ie4uinit é um executável que podemos abrir, se quisermos, com um clique duplo . O que acontece é que, sem seu parâmetro, não faz nada. Portanto, um truque para tê-lo sempre à mão é criar manualmente um atalho e na seção "diretório", inserir o comando que vimos anteriormente.

Atalho para limpar ícones de cache ie4uinit

Nós damos o nome que queremos e é isso. Agora, sempre que quisermos, podemos executar este atalho para limpar automaticamente o cache do ícone.

De CMD

Os comandos CMD, se quisermos automatizá-los, podemos criar um script de lote simples que nos permite executar todos esses comandos simplesmente com um clique duplo. Para isso, abriremos uma janela do Bloco de notas do Windows e escreveremos nela os comandos que vimos no ponto anterior.

Atalho para limpar ícones cmd de cache

Salvamos o documento com a extensão ".bat" para que se torne um executável CMD e pronto. Agora, sempre que quisermos, podemos executar este novo arquivo (sempre com permissões de administrador) para limpar também o cache de ícones do Windows 10.

Obviamente, depois de executar este atalho, é provável que tenhamos que executar novamente o "explorer.exe" manualmente no Gerenciador de Tarefas do Windows.

Programas para corrigir problemas com o cache de ícones do Windows

Além de todos os truques anteriores que acabamos de ver, também existem programas especiais para realizar essa tarefa com facilidade. Um dos mais simples e rápidos que podemos encontrar é o Thumbnail and Icon Cache Rebuilder . Este programa permite-nos eliminar facilmente a cache de ícones do Windows 10, bem como a cache de miniaturas onde, entre outras coisas, são guardadas as miniaturas de todas as fotos e imagens que guardamos no PC.

Simplesmente baixando o programa, descompactando-o e executando-o, podemos realizar a limpeza com um clique. Depois de limpar qualquer um dos dois caches, ele se regenerará automaticamente. Isso acabará com os problemas de visualização dos ícones.

Este programa só funciona no Windows 10. Portanto, se formos usuários de alguma das versões anteriores do sistema (7, 8 ou 8.1), teremos que baixar a versão apropriada deste mesmo software, Icon Cache Rebuilder , para poder transportar realizar esta tarefa. Mas este programa é muito mais limitado que o do Windows 10 e nos obrigará a reiniciar o computador após sua execução.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages