As portas USB são uma das maneiras mais fáceis e rápidas de conectar qualquer periférico ou dispositivo ao computador. Nós os usamos diariamente, por exemplo, para conectar um teclado e mouse, uma memória flash e até discos rígidos externos. Essas portas, especialmente as de última geração, oferecem velocidades de transferência muito altas, portanto, proporcionam um excelente desempenho. No entanto, esse desempenho tem um custo, que consome muita energia. E para atenuar isso, o Windows tem um recurso chamado suspensão seletiva de USB .
O que é USB Selective Suspend
Esse recurso chegou aos usuários como um novo recurso no Windows 10. O que ele faz é permitir que o sistema operacional coloque os periféricos conectados às portas USB em um modo de "baixo consumo de energia" quando não estiverem sendo usados. Desta forma, o consumo de energia desses periféricos é reduzido consideravelmente sem realmente desconectá-los, o que prolonga significativamente a vida útil da bateria. Quando precisamos usar os dispositivos novamente, eles são reativados instantaneamente, reutilizando toda a energia de que precisam.
Principais problemas
Inicialmente, esse recurso traz melhorias muito importantes para o sistema operacional. Mas alguns usuários também estão tendo problemas por causa disso. Muitos discos rígidos e outros dispositivos não gostam de ter sua energia limitada, o que resulta em travamentos dos periféricos e até mesmo do próprio computador. Especialmente quando o computador entra no modo de suspensão.
Nem sempre os problemas precisam estar relacionados a esse recurso, embora seja bastante comum. Outras causas que podem fazer com que o PC falhe ao usar dispositivos USB são:
- Drivers em más condições ou desatualizados.
- Uma atualização ruim do Windows.
- O antivírus está bloqueando os USBs.
- Um programa está interferindo no funcionamento correto, por exemplo, do mouse ou do disco rígido.
Portanto, se estamos enfrentando problemas com periféricos USB, devido a esta opção de baixo consumo de energia, explicamos a seguir como podemos desativá-la facilmente. Assim, pelo menos, teremos um ponto de partida para tentar resolver os problemas.
Como desativar a economia de energia USB
Esta opção é encontrada nos diferentes planos de energia que o sistema operacional possui. Exceto para aqueles com desempenho máximo, onde a economia de energia não importa muito, o mais normal é descobrir que esse recurso está habilitado no perfil de energia do micro.
Para verificar, devemos ir para as opções de energia do Windows 10 . Entramos no Painel de Controle e passamos para a seção Hardware e Sons > Opções de energia . Lá teremos que ver qual plano de energia ativamos (aquele marcado com o círculo), e clicaremos no link para alterar as configurações do plano.
Surgirá uma nova seção a partir da qual poderemos escolher o tempo que queremos para desligar a tela automaticamente ou para suspender o PC automaticamente. O que nos interessa é um dos links na parte inferior, chamado " alterar configurações avançadas de energia ".
Na nova janela que aparecerá, poderemos ver tudo relacionado com a energia e consumo do Windows 10. A seção que nos interessa, para desativar a suspensão seletiva de USB, está localizada dentro de « Configuração USB «, especificamente em " configurações de suspensão seletiva de USB ".
Clicamos na opção que aparece e mudamos seu status de "Ativado" para "Desativado". Assim que tivermos alterado, tudo o que temos a fazer é aceitar as alterações e pronto. Não é necessário reiniciar o computador para que as alterações tenham efeito, embora possamos, se quisermos.
Agora só temos que testar se nossos dispositivos USB funcionam normalmente . Podemos testar se eles não travam, se funcionam em plena capacidade e até mesmo se o sistema pode recuperá-los após suspender o computador. Não há mais nada que faça o PC funcionar mal.
Como reverter alterações: reativar a suspensão seletiva de USB
Se continuarmos a ter problemas com nossos dispositivos USB , então não é o recurso USB Selective Suspend o responsável, mas o problema está em outro lugar. Pode ser devido a drivers, uma atualização incorreta do Windows e até mesmo um programa que está fazendo o computador não funcionar como deveria.
Portanto, antes de continuar a busca pela causa dos problemas, o que devemos fazer é reativar esta opção que acabamos de desativar. Para fazer isso, retornaremos ao Painel de Controle e iremos para a seção Hardware e Sons> Opções de energia.
Uma vez lá, reabriremos as configurações avançadas de energia e retornaremos à seção Configurações de USB> Configurações de suspensão seletiva de USB para habilitar esse recurso . Além disso, outra maneira mais rápida de fazer isso é usar o botão " restaurar padrões do plano ", que nos permitirá deixar o plano de energia como estava originalmente.
Da mesma forma, reiniciamos o computador e tudo deve estar como estava antes de desativar esta função. Agora podemos começar a testar outras configurações para tentar resolver os problemas com o USB. Por exemplo, atualize o Windows ou use um programa para atualizar todos os drivers do PC.
Sem comentários:
Enviar um comentário