É possível que enquanto usamos nosso computador percebamos uma certa queda no desempenho e que ele não termine de responder como deveria. Isso pode ser causado por um alto consumo de RAM do dispositivo. Se estivermos usando o PC intensamente, é provável que tenhamos vários programas abertos, navegadores com abas e até mesmo o reprodutor de música ligado, etc. Tudo isso pode fazer com que tenhamos consumido a RAM quase em sua totalidade, e portanto os problemas comecem.
Usar um PC com alto consumo de RAM pode ser bastante exasperante. Em geral, o Windows geralmente lida com isso automaticamente, mas há momentos em que alguns aplicativos podem estar consumindo mais do que o desejado, tornando quase impossível continuar usando o computador com eficiência. Portanto, hoje damos a você três truques fáceis que podemos fazer para economizar RAM em nosso PC com Windows 10.
Feche os programas que consomem mais RAM
O primeiro truque que podemos usar para liberar RAM de nosso PC é fechar todos os programas pesados que podem estar consumindo toda a memória disponível. Para isso, devemos acessar o Gerenciador de Tarefas pressionando "Control + Alt + Delete" em nosso teclado. Uma vez dentro, devemos clicar na guia «RAM» e assim ordenaremos todos os processos daquele que consome mais recursos. Finalmente, clique com o botão direito nos programas que consomem mais RAM e clique em «Finalizar tarefa». Desta forma, o programa fecha e liberta a memória ocupada.
Desative os aplicativos que começam com o PC
Outra opção interessante que podemos usar para liberar RAM é desabilitar os aplicativos que habilitamos por padrão para que iniciem ao mesmo tempo que o nosso PC. Desta forma, também obteremos nosso computador arranque mais rápido do , bem como começar a utilizá-lo com uma maior quantidade de RAM disponível.
Para fazer isso, devemos pressionar «Control + Alt + Delete» novamente e, desta forma, entrar no «Gerenciador de Tarefas» novamente. Em seguida, devemos clicar na guia "Iniciar", que encontraremos no topo, bem no meio das guias "Histórico da aplicação" e "Usuários". Agora veremos todos os aplicativos que são executados assim que o Windows é iniciado. Clicamos na guia "Iniciar impacto", e aqueles que têm um alto impacto aparecerão primeiro . Agora só temos que pegar os que queremos e clicar com o botão direito sobre eles e clicar em "Desativar". Desta forma, eles irão parar de iniciar automaticamente quando iniciarmos nosso PC e deixar mais RAM livre.
Elimine programas instalados que não usamos
Claro que temos uma grande quantidade de programas instalados em nosso computador que raramente usamos, mas os temos lá "para o caso de". Esses aplicativos podem estar consumindo memória RAM , portanto, pode ser ideal desinstalá-los se ficarmos certos de que não faremos muito uso deles.
Para fazer isso, pressione "Windows + I" para acessar as "Configurações" do Windows 10 e clique em "Aplicativos". Dentro, vamos para "Aplicativos e recursos". A partir daqui podemos selecionar os programas de que não necessitamos e clicar em "Desinstalar", para eliminar os que não podemos dispensar, poupando assim a memória RAM.
Sem comentários:
Enviar um comentário