Um gerenciador de partição é uma ferramenta essencial que não pode faltar em nenhum computador. O Windows tem seu próprio gerenciador de disco que nos permite criar, apagar e formatar partições. No entanto, este programa deixa muito a desejar, pois carece de muitas das funções e recursos que podemos esperar de qualquer software semelhante. Por este motivo, se queremos ter total controle sobre as partições do nosso computador, é necessário recorrer a softwares especializados nesta tarefa, como o MiniTool Partition Wizard .
MiniTool Partition Wizard é um software simples, mas poderoso, para gerenciar todas as partições de nosso computador. Este programa visa ajudar os usuários a gerenciar todos os discos rígidos e partições em seu PC. Entre muitas outras funções, permite criar, apagar ou formatar partições, verificar o sistema de arquivos, alinhar partições em SSD, clonar discos e passar de MBR para GPT.
Principais características
Como pode ser esperado de um gerenciador de partição, o MiniTool Partition Wizard nos permitirá criar e deletar todos os tipos de partições em nossos discos rígidos. Além disso, também é compatível com uma grande variedade de sistemas de arquivos, de modo que podemos dar o formato que queremos às nossas unidades de acordo com o uso que vamos fazer delas.
Quando se trata de trabalhar com partições, este programa permite-nos eliminar partições estranhas do nosso disco rígido de uma forma muito simples. Além disso, possui um grande número de funções de recuperação para discos rígidos e partições danificados e também pode reviver um disco rígido RAW convertendo-o em NTFS.
Quando se trata de excluir partições, podemos excluí-las logicamente ou excluí-las de verdade. Podemos escolher a função de limpeza da partição para sobrescrever todos os dados no disco rígido, excluindo a partição e impedindo que alguém recupere os dados que foram salvos nela.
Além de criar e deletar partições, este programa também nos permite trabalhar com elas. Podemos facilmente mover partições não adjacentes para mesclá-las e até mesmo redimensionar qualquer partição para torná-la menor e criar uma nova, ou maior se tivermos espaço livre adjacente.
O MiniTool Partition Wizard também possui funções que nos permitem mover o Windows de um disco rígido normal para um SSD e acelerar o Windows com alguns cliques.
Assistente de partição MiniTool: gratuito vs pago
Um dos melhores recursos do MiniTool Partition Wizard é que ele é um dos gerenciadores de partição livres menos limitados que podemos encontrar. Outras soluções, embora tenham versões gratuitas, aplicam restrições de série para forçar os usuários a finalizarem a compra.
O MiniTool Partition Wizard tem várias versões pagas além da versão gratuita. Vamos comparar os dois mais fáceis de pagar, o Pro e o Pro Ultimate, já que os outros são projetados para servidores e empresas (e seus preços disparam).
O que podemos fazer com a versão gratuita:
- Meça o desempenho de qualquer disco.
- Analise o espaço.
- Mover / redimensionar partição.
- Expanda a partição.
- Mesclar partição.
- Partição dividida.
- Converta FAT em NTFS.
- Defina a partição como primária.
- Defina a partição como lógica.
- Gerenciar partições (criar, excluir, formatar, copiar, alinhar, limpar, marcar como ativo, alterar letra e ocultar ou mostrar).
- Verifique o sistema de arquivos.
- Explorar partição.
- Teste de superfície.
- Propriedades da partição.
- Converta o disco de dados em disco MBR / GPT.
- Copie o sistema operacional do MBR para o disco MBR.
- Copie o sistema operacional do GPT para o disco GPT.
- Copie o disco de dados do MBR para o disco MBR / GPT.
- Copie o disco de dados do GPT para o disco GPT.
- Migre o sistema operacional do MBR para o disco MBR.
- Migre o sistema operacional do GPT para o Disco GPT.
- Limpe o disco.
- Exclua todas as partições.
- Alinhe todas as partições.
- Reconstrua o MBR.
- Teste de superfície.
- Analise partição perdida / excluída.
- Recuperar partição perdida / excluída.
- Veja as propriedades do disco.
Como podemos ver, as limitações (a nível nacional) da versão gratuita são praticamente inexistentes.
Recursos da versão Pro ($ 59):
Além de tudo o que a versão Gratuita oferece, esta versão agrega:
- Altere o tamanho do cluster.
- Converta NTFS em FAT.
- Altere o ID do tipo de partição.
- Altere o número de série.
- Converta o disco do sistema operacional em um disco GPT.
- Copie o sistema operacional do MBR para o disco GPT.
- Migre o sistema operacional do disco MBR para o disco GPT.
- Recupere uma partição perdida ou excluída.
- Gerenciar discos rígidos dinâmicos (criar, excluir, formatar, mover, limpar, etc).
- Permite o uso dentro do ambiente de negócios.
Recursos do Pro Ultimate ($ 99):
Além de tudo isso, esta versão adiciona uma função de recuperação de dados e nos permite usar a mesma licença para 3 dispositivos diferentes.
A maneira mais fácil de formatar discos rígidos
MiniTool Partition Wizard tem um inicializador simples que é executado quando executamos o programa. Este lançador nos permite acessar diretamente as principais funções e recursos do programa.
Se vamos realizar qualquer uma das tarefas que aparecem aqui, podemos acessá-las com um clique. Além disso, a partir dele também podemos abrir a janela principal do programa, a partir da qual teremos acesso a todos os nossos discos e a todas as funções do software MiniTool.
Aqui poderemos ver uma lista com todos os discos e todas as partições do computador, além de uma distribuição muito mais gráfica na parte inferior. Cada disco, além de ter seus dados técnicos, permite ver o sistema de arquivos e o tipo de partição utilizada.
À esquerda da janela podemos encontrar todas as ferramentas para gerir as partições que o programa nos oferece. Além disso, se clicarmos em uma partição com o botão direito, podemos ver um menu com todas essas opções.
Como podemos ver, a partir deste menu podemos acessar muito facilmente as opções para formatar, excluir ou criar novas partições para nossos discos rígidos, memórias SSD ou USB. O processo de criação de uma nova partição é muito simples, sendo sempre guiado por um simples assistente. A partir dele, podemos definir todos os parâmetros da nova partição. E escolha o tamanho em MB e usando o controle deslizante que aparece.
Todas as alterações que fazemos não são aplicadas no momento, mas são salvas. E podemos consultá-los no lado esquerdo da tela. Quando tivermos feito todas as alterações desejadas, basta clicar no botão "Aplicar" e todas elas serão realizadas em ordem.
Embora devamos sempre tomar alguns cuidados ao trabalhar com partições, graças ao MiniTool Partition Wizard poderemos ter à nossa disposição um poderoso gerenciador de partições, muito mais completo e simples que o Windows 10 Disk Manager.
Baixar MiniTool Partition Wizard
Podemos baixar o MiniTool Partition Wizard gratuitamente no link a seguir. Mesmo a versão gratuita é livre de software indesejado, por isso não instalaremos nada que não desejamos em nosso PC.
A única coisa que veremos é um inicializador ao executar o programa, um inicializador no qual veremos outros programas MiniTool recomendados. Mas essas bandeirinhas não incomodam, por isso não precisamos prestar atenção a elas.
Se quisermos desbloquear as funções das versões pagas, teremos que passar pelo checkout. A versão Pro tem um custo de $ 59, pagamento único, e é válida para um computador, enquanto a versão Pro Ultimate custa $ 99, mas podemos usá-la em 3 dispositivos.
Porém, se não temos necessidades especiais, a versão Free é, sem dúvida, a melhor que podemos escolher para ter nossas partições Windows controladas.
Sistema operativo | janelas |
---|---|
Tipo | Gerenciar partições |
línguas | Inglês |
Preço | Grátis, $ 59, $ 99 |
O melhor
- Software completo para gerenciar partições.
- Simples e intuitivo.
- Embora tenha versões pagas, a versão gratuita é totalmente funcional.
O pior
- Apenas em Inglês.
PONTUAÇÃO GERAL
Sem comentários:
Enviar um comentário