Quando pressionamos o botão do computador, o processo de ignição começa. Antes de o Windows começar a carregar, ou o sistema operacional que usamos em nosso computador, ele carrega o firmware da placa-mãe, que também é conhecido como BIOS ou UEFI . São estes, em linhas gerais, os responsáveis por conectar o hardware ao software, verificar se tudo funciona corretamente e fazer o PC inicializar. No entanto, sabemos que tipo de firmware nosso computador usa?
O que é BIOS
BIOS, Basic Input / Output System , é o firmware que começou a vir nas placas-mãe desde 1975. Embora tenha começado como uma série de instruções para o computador começar a funcionar, com o tempo foi se tornando mais complexo para que pudesse armazenar dados do usuário, como opções de boot, comportamento do hardware, overclocking e muito mais.
BIOS é o tipo de firmware mais básico e simples que podemos encontrar. Além das opções limitadas, basicamente cuida do controle do POST e de que tudo esteja correto. E desde que começou a se tornar obsoleto (por exemplo, ele não pode inicializar de discos rígidos maiores que 2 TB), um novo tipo de firmware teve que ser lançado: UEFI.
O que é UEFI
UEFI ( Unified Extensible Firmware Interface ) é, grosso modo, um BIOS aprimorado. Este sistema também é carregado antes do sistema operacional e é muito mais completo e intuitivo do que isso. A partir da UEFI também podemos usar o mouse para percorrer todas as suas opções, e também podemos estar conectados à Internet. Hoje, os UEFIs são quase como sistemas operacionais completos.
Os sistemas UEFI removem as restrições e limitações dos sistemas BIOS tradicionais . Por exemplo, este tipo de placa-mãe pode trabalhar com até 9,4 ZettaBytes (mais de 10.000 milhões de Terabytes), um tamanho 3 vezes maior do que se acredita que toda a Internet possa ocupar hoje. Também é compatível com tabelas de partição GPT, para que possamos usar discos rígidos grandes sem problemas.
Este tipo de firmware também possui outros recursos avançados como, por exemplo, a possibilidade de salvar a chave do Windows na própria placa (adeus aos adesivos) ou Secure Boot, a inicialização segura que impede que sistemas operacionais não assinados carreguem sem permissão . Também suporte de criptografia avançado e muitos outros recursos interessantes indispensáveis para explorar totalmente o potencial do hardware.
Infelizmente, se o seu computador tiver BIOS, você não poderá alterá-lo para um sistema UEFI . Você terá que comprar uma nova placa-mãe, com este sistema, e montar o micro nela.
Quando estamos interessados em descobrir que tipo de firmware nosso PC usa
Na maioria dos casos, não será necessário saber se nosso computador usa BIOS ou sistema UEFI. Isso, para a maioria dos usuários, não contribui com nada. Nenhum dos sistemas afeta, em termos gerais, o funcionamento geral do sistema operacional. No entanto, alguns usuários avançados podem precisar saber essas informações.
Por exemplo, ao instalar um novo sistema operacional, ou ao precisar repará-lo, é necessário saber em que plataforma o nosso PC funciona. O mesmo acontece, por exemplo, se estivermos pensando em fazer overclock do computador, já que é muito mais fácil e mais estável fazer isso a partir da UEFI do que da BIOS clássica.
O mesmo acontece se quisermos ter nosso computador sempre atualizado. Novas versões de BIOS e UEFI geralmente corrigem erros e melhoram a compatibilidade com todos os tipos de componentes de PC. Portanto, se vamos buscar novas versões para atualizá-las, é necessário saber em qual plataforma estamos trabalhando.
Por alguma razão, vamos explicar como podemos descobrir o tipo de firmware que nosso PC usa.
Descubra se nossa placa-mãe usa BIOS ou UEFI
Existem várias maneiras de descobrir o tipo de firmware que nossa placa-mãe possui. Para não depender de programas e poder descobrir o mais rápido possível, vamos utilizar uma ferramenta de sistema operacional conhecida como " Informações do Sistema ".
Esta simples ferramenta permite-nos conhecer, de um modo geral, as informações de hardware do nosso computador. Por exemplo, podemos ver informações sobre o sistema, placa-mãe, processador, RAM, etc.
Para descobrir o tipo de firmware que nosso computador usa, tudo o que temos que fazer é escrever "msinfo" na barra de endereço . Executaremos o programa "Informações do Sistema" que aparecerá para nós e permitiremos alguns momentos até que termine de coletar e processar as informações.
Na seção " Resumo do sistema " poderemos encontrar as informações que nos interessam. Especificamente, na entrada " Modo BIOS " . Aqui poderemos ver o tipo de sistema que utilizamos, embora seja um sistema clássico ou avançado EFI.
Já sabemos o tipo de firmware de nossa placa-mãe. Agora vamos descobrir a sua data, para que possamos verificar facilmente se existem novas versões que podem melhorar o nosso PC.
Veja a data do BIOS ou UEFI do PC
Aproveitando que ainda temos o msinfo aberto, na aba " Resumo do Sistema" encontraremos outros dados importantes. O que nos interessa nesta ocasião, para saber quando foi lançada a versão da BIOS ou UEFI que temos no nosso PC é a " versão e data da BIOS ".
Agora que conhecemos a versão, basta ir ao site do fabricante (que, caso não o conheçamos, podemos encontrar esta informação na seção " Fabricante da placa-mãe "), procurar o modelo (qual está na seção " Produto da placa-mãe ") e procure um novo BIOS ou UEFI no PC.
Sem comentários:
Enviar um comentário