Instalamos um bom número de programas em um PC com Windows, especialmente devido aos recursos das unidades de disco atuais. A tudo isso podemos adicionar o poder que os PCs contemporâneos são capazes de nos oferecer. Aqui nos referimos a soluções de software, como jogos, programas de escritório, programas de design, programas antivírus, editores de fotos, clientes P2P, etc.
Cada um faz a escolha que mais lhe interessa em cada caso, correspondendo ao setor ou modo de trabalho que mais lhe interessa. Quer sejam aplicativos UWP ou Win32 , os programas que usamos diariamente são uma parte básica do nosso PC no dia-a-dia . Como você pode imaginar, isso é algo que se estende tanto a ambientes corporativos, quanto mais domésticos ou relacionados ao lazer e à educação. Mas não esqueçamos que devemos sempre escolher a opção que nos for mais útil. Daí justamente a grande variedade de softwares que encontramos em cada um dos setores.
Claro, você também deve saber que podemos achar alguns tipos de programas mais conflitantes do que outros. E rodar um reprodutor de vídeo simples não é a mesma coisa que um jogo de última geração. Mas aqui queremos focar em um setor que sempre, como o que diz, gerou muita polêmica. Especificamente, nos referimos às diferentes soluções de segurança que podemos instalar em um computador Windows . Como já dissemos inúmeras vezes, ter um antivírus potente no seu computador é quase obrigatório, principalmente se fizermos uso intensivo da Internet .
Problemas que podem causar antivírus no Windows
Como já dissemos, esse tipo de programa de segurança em particular foi cercado de polêmica em muitas ocasiões ao longo dos anos. Talvez pela importância que têm nas nossas equipas, pela sua complexidade ou pelo delicado trabalho que realizam, são vários os problemas que nos podem causar.
Se nos referirmos à sua utilidade na maioria dos computadores, isso está fora de dúvida. No entanto, devemos saber escolher bem, configurá-lo e utilizá-lo da forma mais otimizada. Embora devido à experiência geral do usuário atual, que já sabe como evitar boa parte dos malwares, eles às vezes sejam um pouco mais desnecessários, alguma proteção nunca fará mal.
Incompatibilidade com o Windows Defender
Antes de instalar um antivírus no Windows 10, devemos saber que este sistema operacional já possui sua própria solução de segurança. Aliás, não para de melhorar em termos de eficiência e funcionalidade . É por isso que qualquer pessoa que queira dispensar outra solução de terceiros pode fazê-lo com total tranquilidade e de graça.
Mas se não for esse o caso e preferirmos usar uma solução de segurança de terceiros, podemos instalá-la sem problemas. Claro, isso pode causar problemas de compatibilidade com o próprio Windows Defender. Embora na maioria dos casos o novo antivírus desative a solução da Microsoft por si só, nem sempre é esse o caso, por isso recomendamos fazê-lo manualmente. Isso é algo que podemos conseguir na seção Windows Update e Segurança / Configurações de segurança.
Desta forma evitamos que dois antivírus sejam executados ao mesmo tempo no Windows 10, o que nunca é recomendado.
Problemas de desempenho no Windows
Esta é uma das grandes polêmicas que os programas antivírus de que estamos falando sempre geraram , como afetam o desempenho do resto do computador e do sistema. Devemos ter em mente que estamos falando de programas de segurança que estão constantemente sendo executados em segundo plano na maior parte do tempo. Isso supõe um consumo constante dos recursos da equipe. Além disso, isso é especialmente evidente quando uma varredura da unidade de disco é realizada .
É por isso que, em primeiro lugar, recomendamos que você experimente as versões demo que muitos desses desenvolvedores nos oferecem para seus produtos. Desta forma podemos verificar o consumo de recursos de cada um de nossa equipe, antes de efetuar o pagamento. E não é tudo, mas também recomendamos o agendamento das varreduras quando não estivermos trabalhando com outros programas, por exemplo, no final do dia. Além do mais, na maioria dos casos, uma verificação rápida será suficiente, em vez de uma verificação completa.
Ineficácia devido à falta de atualizações
Mas é claro, outro aspecto que devemos ficar mais do que claro é que por ter um antivírus instalado, não estamos mais protegidos de antemão. Diga que eles não são 100% eficazes, portanto, também é preferível que tomemos alguns cuidados. Mas esse não é o único problema que podemos encontrar, já que esses programas , como qualquer outro, precisam ser atualizados de vez em quando.
Embora se não atualizarmos um reprodutor de vídeo ou editor de fotos podemos perder algumas funções novas, no caso do antivírus a coisa é mais séria. Como soluções de segurança, eles podem se tornar vulneráveis e inúteis se não os atualizarmos adequadamente. Portanto, se a função de atualizações automáticas não estiver ativada, recomendamos fazê-lo.
Vulnerabilidades devido a bancos de dados desatualizados
Algo semelhante ao que acontece com o caso anterior, pode acontecer caso não atualizemos o banco de dados de antivírus adequadamente. São eles que abrigam as definições de malware que o software pode detectar naquele momento. Portanto, se você não tiver os mais atualizados, o programa pode ser um problema sério no Windows . Embora pensemos que estamos totalmente protegidos , na realidade não estamos.
Portanto, como no caso anterior, devemos também manter atualizados os bancos de dados de malware de que estamos falando, para evitar problemas.
Problemas com a conexão à Internet
Às vezes, ao navegar na Internet por meio de nosso navegador favorito, podemos nos deparar com o problema que, de cara, ele para de funcionar. Bem, uma vez que tenhamos verificado aspectos básicos como WiFi , cabo ou roteador , podemos pensar que o antivírus instalado pode ter algo a ver com tudo isso. E é que mais vezes do que gostaríamos, podemos descobrir que certas tarefas desses programas afetam negativamente o funcionamento da Internet. Isso é algo que se estende ao Windows Defender e também a qualquer outro.
Portanto, o melhor que podemos fazer neste caso é, ao invés de desinstalar para fazer o teste, desative-o para ver se é a causa.
Problemas com atualizações do Windows
Algo semelhante ao mencionado acima pode nos acontecer tanto com as temidas quanto com as atualizações necessárias para o Windows 10 . Eles podem ser bloqueados ou causar problemas de instalação devido à solução de segurança instalada. Portanto, caso não possamos baixar ou instalar uma nova atualização do Windows, podemos executar a etapa mencionada acima. Com isso, o que queremos dizer é que você pode desativar o antivírus, mesmo que temporariamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário